segunda-feira, 21 de julho de 2025

Início

2017  EM VERSOS, TROVAS E CRÔNICAS.

 

APRESENTAÇÃO

Esta coletânea é um registro do ano em que completei sessenta anos.

É um marco que faço questão de registar com produções que considero de alto valor pessoal e os versos diários foram produzidos com intuito de mencionar, em forma de poesias, os fatos que fizeram de 2017 um ano “diferente”.

Espero “lapidar” esta produção para publicar um livro no formato impresso.

Com a certeza da minha limitações tenho o propósito de garantir o acesso ao conteúdo para os amigos e as amigas que frequentam este espaço.

Um grande abraço,


 

JABITACÁ - PE

Desde aquela sexta-feira 22.02.1957 - data do meu nascimento - até janeiro de 1970 vivi no sítio Quixaba.


A vinda para rua com o dizíamos na época foi em virtude do emprego do meu pai e da ida de minhas irmãs para cidade de Iguaraci para iniciar os estudos correspondentes ao ensino médio de hoje.


Na minúscula e agradável Jabitacá, para complementar a renda familiar, botei água de casa em casa e em construções, vendi carvão, ajudei feirantes durante a feira dominical e vendi picolé.


Fiz durante o ano de 1970 a quarta série primária em conjunto com quinto ano, necessário para enfrentar o famoso e temido Exame de Admissão.


No início de 1971 fui submetido ao “Vestibulinho” daquele tempo e obtive êxito. Destaque para notas em Matemática, Geografia e História do Brasil. Uma vez aprovado deixei a vida boa no povoado para migrar para onde estavam minhas irmãs.

 

Foi dada a largada para caminhada mundo a fora.


Sentindo não ter coragem Para ser agricultor, Eu resolvi estudar Sonhava ser 

um doutor. E aos mundos da leitura, Da escrita e da cultura Comecei a dar valor.



 AFOGADOS DA INGAZEIRA PE

Entre 1972 e 1982 morei em Afogados da Ingazeira, as dificuldades de adaptação do início começaram a ser superadas ao dar aulas de matemática para colegas.

Nesta cidade fui coletor de jogo do bicho, trabalhei no comércio e fui treinador de do fantástico time de futebol de salão denominado Barcelona.

 

Em 1976 passei no concurso do Banco do Brasil e no dia 29.06.1977 assumi na agência 0570-3 localizada na Praça Monsenhor Arruda Câmara.


Junto ao emprego vieram os sonhos de ganhar o mundo, os excessos naturais de jovem com

20 anos e preso pela repressão do regime militar.

Dom Francisco, bispo diocesano, foi a fonte inspiradora para lutar por um Brasil justo socialmente e sem preconceitos. Estes ideais seguem-me até os dias atuais, a esperança de vê-los concretizados ora fica com cores vivas ora ficam opacos.

 

Meu lado cigano apareceu após cinco anos na agência de Afogados da Ingazeira, em 1981 consegui uma transferência para Barbalha no Ceará, para onde fui em janeiro de 1982.


Devo muito do que sou aos amigos de Afogados da ingazeira, cidade onde cresci como gente e animal político.



Do menino sonhador 

Nasceu o idealista.

Que contra a ditadura 

Fui um discreto ativista. 

Aumentou a visão crítica 

E no campo da política 

Passei a ser brizolista.


 

BARBALHA CE

No dia em que morreu Elis Regina, 19.01.1982, assumi na agência 1024-3 na cidade de Barbalha – Ceará.

 

Nesta cidade, também em função da sua proximidade com Juazeiro do Norte e Crato, meu nível de boemia chegou próximo do extremo. A compreensão dos meus superiores no Banco evitou que eu enfrentasse processos administrativos. Em troca eu dava o que tinha de melhor: A capacidade de solucionar problemas complexos. Mesmo assim tenho que agradecer.

 

A agência de Barbalha concedeu-me o direito de reconhecido pelo Banco em missões nas cidades de Jardim - CE, Missão Velha - CE, Bodocó – PE e Maracaju – MS. Em 1992 fui nomeado gerente de Expediente em São José do Egito – PE.

Na cidade de Barbalha casei com Dona Helaine, romeira do meu Padim Ciço. Meus dois filhos: Raissa e Sávio nasceram no Hospital São Vicente de Paulo, na terra dos verdes canaviais.


Foram dez anos de muito aprendizado, o juízo aos poucos foi tomando lugar da loucura. Na região CRAJUBAR – Crato, Juazeiro e Barbalha troquei minha juventude pela maturidade.



Nasceu o sindicalista 

Combativo e engajado. 

Da terra de Santo Antônio 

Eu saí realizado. 

Por força do Padroeiro 

Nela ingressei solteiro 

E dela saí casado.


 

MARACAJU MS

Por seis meses, no período de julho a dezembro de 1985, afastei-me de Barbalha – Ceará para cumprir uma missão na cidade Maracaju no Mato Grosso do Sul. Foi, sem dúvida, a mais complexa delegação recebida durante os oito anos de carreira no Banco do Brasil.

 

No início do mês de julho tomei posse na agência 0211-9. O menino de Jabitacá, coordenando uma equipe de onze colegas, passou a ser responsável pela contratação das operações de custeio da safra 1985/1986. O filho de pequeno agricultor dialogava com descendentes de holandeses, italianos e alemães, todos grandes produtores de milho, soja, trigo, cevada e aveia.


Com muito trabalho e organização no final de novembro a missão estava cumprida, o mês de dezembro ficou para ajustes finais. Pescar nos rios Miranda e Coxim, visitar as áreas do Pantanal e comprar no Paraguai era a parte profana da missão.

Esta adição serviu para fortalecer a convicção que podia dar mais ao nosso país via Banco do Brasil. As fronteiras agrícolas em fase de estabilização apresentavam-se como uma alternativa viável para o Brasil. Nosso país tinha tudo para entrar no mundo do agronegócio com competitividade.


Pelo banco fui chamado 
Num processo de adição. 
Fui para Maracaju 
Distante de meu sertão.
Com uma equipe aguerrida, 
Num esforço sem medida 
Cumpri a nobre missão.



 SÃO JOSÉ DO EGITO PE

Minha grande paixão. A cidade que sempre sonhei morar estava ao meu alcance com a nomeação para assumir o cargo de Gerente de Expediente.

De julho-1982 até o dia 08.09.1982, data da posse na agência 0608-4, foi um período de muita alegria. Estava retornando ao meu querido Sertão do Pajeú e para cidade que sempre devotei imensa paixão.

 

O casamento em 1987, o nascimento da filha em 1988 e do filho em 1992 recomendavam juízo e foco na carreira no Banco. Neste sentido foi dado o primeiro passo: Gerência média.

 

No final do ano, em caráter de substituição, assumi pela primeira vez a Gerência Geral de uma Agência do Banco do Brasil. No meu querido Pajeú encontrei, além da oportunidade de carreira, um grupo de amigos de infância e muitos parentes. Os colegas deram-se um apoio acima da melhor média, afinal era um filho da terra que fora repatriado.

 

Minha esposa e meus filhos adaptaram-se à mudança e fizeram-se sertanejos imediatamente. Raissa foi para sua primeira escola e com Sávio e outras amigas brincou muito na Rua Rogaciano Leite.


A possibilidade de visitar meu pai em Jabitacá e receber sua visita em minha casa era o ponto alto de tudo, foram dezoito meses de muita alegria.


Novos desafios estavam batendo à porta. 

Retornei para o torrão Que dei os primeiros passos. 

De amigos da infância Recebi muitos abraços.

Por força da empatia, Com a terra da poesia

Arrochei os nós dos laços.


 

RIO MARIA – PA

Após o carnaval de 1994 fui nomeado Gerente de Agência na cidade de Rio Maria, Estado do Pará. Novamente novos caminhos estavam à minha frente, portanto, na estrada e trabalho, muito trabalho.

 

Na cidade rotulada como violenta, por força da violência no campo e da luta pela terra, encontrei um povo pacifico e trabalhador. Foram grandes parceiros durante o exercício da minha primeira investidura como administrador no Banco do Brasil, a agência 3318-9 foi o início de uma carreira alicerçada no quadrante RSTU – Respeito, transparência, trabalho e união.

 

Em Rio Maria tive o privilégio de ingressar no Rotary Internacional e na Maçonaria. Duas entidades que me ajudaram a perseguir o sonho de ser uma pessoa melhor a cada dia, cujos atos necessariamente devem em nenhuma hipótese prejudicar alguém.

 

Helaine teve a oportunidade de voltar ao mercado de trabalho dedicando-se com zelo e muito profissionalismo aos encargos recebidos da Secretaria de Ação Social de Prefeitura Municipal de Rio Maria.

 

Sávio iniciou sua vida de estudante e Raissa deu seguimento a sua já destacada dedicação aos estudos. Foram três anos de muita paz.



Agora me abria os braços O Estado do Pará.

A cidade Rio Maria, Me aguardava por lá.

Não nego que fui a pique O sertão dizendo: 

FIQUE E o Banco dizendo: VÁ.


 

ITANHOMI MG

No primeiro trimestre de 1997 fui nomeado Gerente de Agência em Itanhomi – MG, localizada na região de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, portanto, trocando o Norte pelo Sudeste.

 

Um detalhe de extrema importância é que vários agropecuaristas que residiam em Rio Maria, partiram da região de Itanhomi para explorar as potencialidades do sul paraense, ou seja, eu iria atender os pais e avós das pessoas que atendida na cidade anterior.

 

Fui muito bem recebido no território mineiro, fiz grandes amizades. Ao ser aprovado em vestibular prestado em Faculdade de Governador Valadares iniciei o curso de Administração em fevereiro de 1998. Trabalho durante o dia e estudo a noite. Rotina pesada, mas, gratificante.

Meus filhos fizeram da Rua Capitão Andrade o espaço para brincadeiras com os colegas. Durante boa parte do tempo que residimos em Itanhomi Danielle, sobrinha da minha esposa, integrou nossa família.

 

Meus filhos tiveram o direito de frequentar as boas escolas públicas da cidade, até então sempre tinham estudado em escolas particulares.


Depois de um ano e seis meses nova mudança, embalamos “os troços” rumo ao nordeste. A experiência da segunda investidura, agência 1077-4, foi relevante para minha carreira.



A hora de “arribá” 

Chegou à nossa guarida. 

Com o coração partido

Comprei passagem de ida: 

Itanhomi, chão mineiro.

Que no “tupi” pioneiro

É igual “Pedra Escondida”.



 MIMOSO DO OESTE > LUÍS EDUARDO MAGALHÃES – BA

 

Após aprovação em entrevista realizada em julho de 1998, na cidade de Salvador – BA, fui nomeado Gerente de Agência no Distrito de Mimoso do Oeste, Barreiras – BA. Posse na 2997-1 em setembro.

 

Com aumento das despesas em função do preço do aluguel e das mensalidades da minha faculdade em Barreiras e dos dois filhos em escolas particulares a guerreira Helaine passou a fazer doces e salgados o que completou nossa renda.

Em janeiro de 1999, em caráter interino, assumi a Superintendência Regional de Barreiras. No ano 2000 três assaltos: abril, agosto e novembro e os falecimentos do meu pai e do meu sogro. Em janeiro de 2001 aprovação para cargo de Gerente de Agência Nível UM, após entrevista na cidade do Rio de Janeiro. Mudança para Barreiras.

 

Entre fatos bons e ruins fui ganhando confiança dos descendentes de europeus e asiáticos que fizeram do oeste da Bahia uma das mais produtivas regiões do Brasil.


Passada a luta pela emancipação do Distrito, depois do nome ter sido alterado para Luís Eduardo Magalhães, e da eleição do primeiro prefeito: Nova missão.



Uma nova despedida, 

Destino: Oeste baiano. 

Deixei a terra mineira

 Antes do segundo ano. 

Em Mimoso do Oeste

No meu querido nordeste 

Chegava o pernambucano.


 

SERRINHA BA

A história da parada para amolar o machado cabe como uma luva na missão advinda com a nomeação para cidade de Serrinha, Bahia, ocorrida em março de 2001.

Estando habilitado para agência Nível UM tomei posse na 0225-9 sabendo que a permanência naquela localidade poderia ser rápida.

 

Meus filhos foram matriculados numa escola do Sistema Pitágoras, na vizinha cidade de Teofilândia – BA e transferi o meu curso de Administração, iniciado em Governador Valadares – MG, da Unyahna de Barreiras - BA para FTC de Feira de Santana – BA.

A recepção não poderia ter sido melhor, encontrei amigos com quem havia trabalhado na região Oeste e fiz novas e sadias amizades.

 

Além da agência principal tinha que administrar à distância os Pontos de Atendimentos Externos (PAB/PAA) nas cidades de Barrocas, Teofilândia e na “Mineração Fazenda Brasileiro” da Companhia Vale do Rio Doce e a Agência Subordinada de Biritinga – BA.

 

Foi um período de muito proveito para meu aprendizado, especialmente com relação ao varejo uma vez que na agência anterior o forte era o agronegócio. Os contatos nas cidades de


Feira de Santana e Salvador também foram grandes laboratórios. Sem perceber estava carregando as baterias para a mais complexa missão no Banco do Brasil.



Com a força do soberano 

Permaneci na terrinha.

O vanerão foi trocado 

Pelo forró em Serrinha. 

Na região do sisal 

Mais próxima do litoral

Mais perto da terra minha.


 

MARABÁ PA

Em abril de 2002 recebi a delegação do Banco para administrar a agência 0565-7 na cosmopolita cidade de Marabá, futura capital do estado de Carajás.

O grau de complexidade e o volume dos negócios do Banco na região deram-me a oportunidade para descobrir que com dedicação, responsabilidade e atitude todos os obstáculos são superáveis.

 

De maio de 2002 até dezembro de 2005, como Gerente de Agência, Presidente do Rotary e Venerável na Maçonaria pude dedicar-me com afinco para causas do Banco e da comunidade. Sou cidadão Marabaense.

 

Após a aposentadoria retornei para Marabá em 2008. Atuei na siderurgia como funcionário da Maragusa, fui Secretário Municipal de Saúde, Tesoureiro da campanha do Plebiscito para divisão do Estado do Pará, Diretor Financeiro em empresas públicas e em empresa privada e professor universitário de graduação e de pós- graduação.

Posso afirmar sem falsidade: Além do meu sertão, Marabá é a cidade que mais me identifiquei. Recebi reconhecimento profissional e dediquei meus melhores esforços em favor das missões confiadas.


Novamente o Pará vinha 
A ser a nova morada.
Recebi a promoção
Que era muito esperada. 
Pra o estado do Pará, 
Cidade de Marabá
Minha penúltima escalada.



VITÓRIA DA CONQUISTA – BA

Último trimestre de 2005 recebi um grande presente: Virei administrador da agência 0188-0 na encantadora Vitória da Conquista.

 

Nos últimos dias de dezembro de 2005 assumi a última missão no Banco do Brasil. Em março de 2007 pedi demissão e fui aposentado pela PREVI – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil.


Na cidade de Elomar realizei um dos meus maiores sonhos: Conclui meu curso de Administração, iniciado em Governador Valadares em 1998.


Também em Vitória da Conquista desempenhei a função mais gratificante da minha vida: Coordenação de um Projeto da Fundação Banco do Brasil relacionado com a geração de emprego e renda na cadeia produtiva da mandioca.

 

Naquela cidade eu e Helaine suportamos as saídas de Raissa e de Sávio na busca dos seus sonhos. Ambos concluíram seus cursos superiores. Ela de Medicina e ele de Engenharia Civil na cidade de Belém. O Pará, de fato, marcou nossa vida.


Deixamos o planalto baiano e retornamos para Marabá com intuito de ficarmos um pouco mais perto dos filhos. Decisão acertada tanto no âmbito pessoal como profissional.



Pra minha última parada 

Eu retornei à Bahia.
Em Vitória da Conquista 

Cidade bastante fria.
Cumpri a última missão 

Perdi uma profissão 

Ganhei aposentadoria.


 

JOÃO PESSOA PB

Com os filhos formados e vendo que nossa origem nordestina cobrava o retorno para casa eu e Helaine começamos a moldar o formato de volta.

Em 2014 batemos o martelo. A escolha recaiu na exuberante João Pessoa, capital da Paraíba e foi motivada pela sua localização em relação ao Vale do Pajeú, no meu Pernambuco e ao Vale do Cariri, no Ceará de Helaine.

 

Em julho de 2015 trocamos o Rio Tocantins pelo Rio Paraíba e a praia do Tucunaré pela praia de Manaíra. O belo pôr do sol da Toca da Manduquinha na junção dos rios Itacaiúnas e Tocantins foi permutado pelo pôr de sol musicado da praia do Jacaré nas proximidades onde o rio Paraíba deságua no oceano no Atlântico.

 

Espero que Deus conceda a graça para que eu possa viver com Helaine por umas três décadas na morada atual. Que o reencontro com as tradições e com o jeito nordestino de ser seja o insumo gerador das energias que carecemos para chegarmos à melhor idade com saúde e cercados de amigos.

 

Que nossa casa seja o porto seguro para dos nossos filhos e dos nossos netos. O tempo dirá como disse em muitas outras oportunidades, que nossas decisões foram acertadas.



Minha atual moradia, 

É perto de Itabaiana,

Cidade de João Pessoa, 

Cosmopolita e praiana. 

Depois de muito correr 

Quero paz para viver 

Na terra paraibana.


 

AINADADIC*

O estranho nome de batismo desta crônica nada mais é do que CIDADANIA ao contrário. Plagiando Petrúcio Amorim em “Tareco e Mariola”, “... revirei a minha pelo avesso...” não encontrei um título mais adequado. Vejam o caso.

 

Funcionários de um Grupo Empresarial de Marabá, por deliberação incentivada do titular das empresas, acordam durante a madrugada para servir um reforçado lanche aos usuários dos serviços de Postos de Saúde e da agência local do INSS.

Na segunda semana de novembro último, tais agentes do bem foram agredidos verbalmente por um vendedor ambulante de lanches no espaço público do INSS. Alegava o agressor que a ação voluntária estava prejudicando seu faturamento uma vez que ao receberem os lanches os “velhinhos” deixavam de consumir os produtos por ele vendidos.

 

Tentando justificar a ação os funcionários receberam o seguinte ameaça: “Caso retornem jogarei tinta sobre vocês e sobre os alimentos distribuídos”. Para evitar conflitos a agência do INSS foi excluída do roteiro.


Ficar surpreso com uma atitude desta em um mundo onde a ganância e a soberba minam mais do que água no cerrado protegido é pousar de Alice. Um posicionamento deste tem guarida em uma mente repleta dos ensinamentos de “Avenida Brasil”, recém- sucesso global e desprovida das doutrinas de Jesus Cristo.


Quando os governadores do Espírito Santo e do Rio de Janeiro defendem a tese de que somente os capixabas e os cariocas são merecedores dos benefícios gerados pelos Royalties do Petróleo, de certa forma estão agindo com a mesma matriz mental do comerciante individualista.


São Francisco, em sua Oração, deu a dica. Tenho certeza que o vendedor e os governadores não deram a devida atenção ao texto franciscano.


Nada, contudo, impedirá que as pessoas que trocam os interesses pessoais pelos interesses coletivos continuem dando mais que recebendo. Fatos como os acima citados servirão de incentivos, jamais serão utilizados para justificar individualismos.



(*) Crônica publicada no dia 10.12.12 no www.blogdofinfa.com.br


 

RESPEITEM O BRASIL, SENHORES “LORDES”.

*

A revista britânica “The economist”, da mesma forma que havia feito em 2009 com a capa “Brasil decola” (Brazil takes off) na última semana de setembro voltou sua artilharia em direção ao nosso pais com a reportagem “O Brasil tem estragado tudo? ” (Has Brazil blown it?), além das mentiras em excesso na primeira oportunidade abusou de inverdades no artigo recém-publicado.

Registro, para os desavisados, que a publicação londrina segue a cartilha do mercado livre, desde que beneficie o reino unido, e teve seus editoriais “ditados” pela Dama de Ferro (Margaret Thatcher) e seus coleguinhas durante anos. A tinta utilizada em suas impressões é fabricada com o sangue e o suor de trabalhadores de países explorados pelos “esquemas” dos amigos da “Pearson PLC”.

A infeliz ideia de utilizar a figura do Cristo Redentor, em forma de foguete subindo, para ilustrar a primeira reportagem foi repetida na segunda matéria, desta feita em forma de foguete em queda livre após explosão. Caso um veículo de comunicação do Brasil utilize “Ogrande roscofe”, conhecido como o Big Ben será um Deus nos acuda, eles serão capazes de fuzilar o editor da mesma forma que fizeram com Jean Charles de Menezes, no metrô de Londres.

Uma indagação que gostaria de ter a resposta: Se eles são tão bons por que não desenvolveram algo em favor da inerte economia do velho continente? Tenho certeza que ficarei sem reposta, afinal a linha editorial do “The economist”, assim como as embaixadas inglesas sempre funcionaram muito bem em favor dos interesses das empresas e do governo do país da rainha.

A única verdade em tudo isto é que quem bancou as duas versões ganha muito dinheiro sacrificando economias de países periféricos, assim tem sido desde a revolução industrial e vai permanecer por muito tempo. Nada estanca o jeito britânico de conspirar, manipular informações e explorar parceiros comerciais.

Todos podem discordar deste texto, contudo, antes de atirar pedras em minha direção leiam qual a forma utilizada pelos “lordes” para tirar o Barão de Mauá e Delmiro Gouveia de circulação.

(*) Crônica publicada no dia 10.12.12 no www.blogdofinfa.com.br


 

ADMINISTRADORES*

 

No dia da eleição que elegeu Fernando Collor para Presidente de República um amigo sociólogo afirmou: “Hoje, independente do resultado da eleição, começa um novo ciclo no Brasil. Em cinquenta anos teremos um país decente, primeiro a organização política, em seguida a massificação do ensino superior, depois o resgate de valores morais perdidos”.

 

Passados vinte e cinco anos percebo que a receita do meu amigo não foi absorvida em sua plenitude. A organização política caminha em passos lentos, a massificação do ensino superior tem ocorrido de certa forma, o problema maior tem sido o resgate de valores morais, que permanece adormecido.

Aqui falaremos do segundo item. É inegável que a massificação do ensino superior tem acontecido por meio do ensino à distância, semipresencial e presencial, por todo país temos opções para nossos jovens e adultos ingressarem em uma instituição de ensino superior.

 

Alguns discutem a qualidade do que é ensinado, tenho plena convicção que muito depende do aluno. Esta “estória” de falta de base é desculpa. Metendo a cara nos livros barreiras serão rompidas.


Uma das áreas em que a massificação aconteceu foi a administração, existem várias opções. Atualmente os cursos de administração contam com mais de oitocentos mil alunos matriculados e, conforme dados oficiais, os Conselhos Regionais de Administração alcançaram a marca de 343.477 profissionais registrados em janeiro de 2014.


O dia do administrador 09.09 foi oficializado através da Lei 12.967, de 06.05.2014. O dia era comemorado tradicionalmente em função a data da Lei 4.769, de 09.09.1965, que regulamentou a profissão.


Resultado de pesquisa recentemente realizada pela Consultoria “Universum” entre fevereiro e maio deste ano, com 13.477 estudantes aponta a preferência dos acadêmicos por empregos em grandes organizações, no entanto, as empresas de pequeno e médio porte estão recebendo esta mão de obra qualificada na condição de empregados e empreendedores.


Estudos revelam que os empreendimentos gerados por administradores recém-formados crescem e caminham em direção à perenidade. Os fantasmas que rondam as organizações estão pouco a pouco sendo eliminados por meio de práticas administrativas contemporâneas e aderentes as particularidades deste importante universo empresarial. 


O binômio teoria x prática pode e tem contribuído para criação do país decente que meu amigo profetizou em 1989. Parabéns administradores do BRASIL.

 

(*) Crônica publicada no dia 08.09.14 no www.blogdofinfa.com.br



 FROTAS NEGREIRAS*

Quando Alexander Murray Palmer Haley (Alex Haley), que faleceu em 1992 com 71 anos, escreveu em 1976 o livro “Negras Raízes” relatando a sagra de seu trisavô Kunta Kinte não tinha em mente o que esperava o povo africano no século XXI.

 

A captura na terra natal, os horrores vividos nos porões dos navios negreiros detalhados na obra de Alex Haley e imortalizados por Castro Alves no poema “O navio negreiro” trouxeram relatos sobre um passado que não deveríamos rever, contudo, as cenas atualmente observadas no Mar Mediterrâneo extrapolam as narrativas do escritor e do poeta.

É muito complicado entendermos o que leva os países da Europa a blindarem suas fronteiras para evitar o acesso dos africanos tendo estes mesmos países exportados seus “filhos” para outros países antes, durante e após as guerras mundiais. Não é possível negar a importância desses europeus no desenvolvimento das nações que as receberem, mas, aceitar as restrições agora impostas é no mínimo um contra censo.

 

Os defensores das políticas de (i) migração em vigor na Europa asseguram que entrada desenfreada dos africanos comprometeria a estabilidade  econômica  financeira e as relações trabalhistas nas nações receptoras. Precisamos separar os marcos financeiros dos marcos humanitários, os primeiros em nenhuma hipótese podem suprimir os segundos.  

 

Caso as sete nações mais ricas do mundo destinassem um percentual do que ganham com o setor armamentista para criar empreendimentos estruturantes nas miseráveis nações africanas reduziria a necessidade daquele povo ter que sair em busca de vida digna. As das nações em estado de miséria total do continente africano durante muitas décadas foram exploradas, na condição de colônias, por países do G-7 ou por aliados deles. Empresas com sedes nas nações centrais exploram os países da periferia descaradamente.

 

“Desce do espaço imenso, ó águia do oceano!/Desce mais... inda mais... não pode olhar humano/Como o teu mergulhar no brigue voador!/Mas que vejo eu aí... Que quadro d’amarguras!/É canto funeral!... Que tétricas figuras!.../eu cena infame e vil... Meu Deus! Meu Deus! Que horror.” Que este minúsculo trecho de “O navio negreiro” possa servir de alerta para os ricos que gastam fortunas com seus animais de estimação e cegam diante do horror vivido pelos irmãos da mãe África.


Por aqui também estamos tratando os irmãos do Haiti de maneira diferente que tratamos os italianos, alemães, turcos, libaneses e tantos outros nas primeiras décadas do século passado. Ser humano não pode ser tratado como produtos e serviços, com certificados de origem e selos de qualidade. Sejamos gente...

 

(*) Crônica publicada no dia 20.07.15 no www.blogdofinfa.com.br


 

O MAGISTRADO*

O Juiz de Direito Marcelo Russell no livro Juízo Final – Um poder passado a limpo” menciona um perfil de um bom Juiz. “Ser juiz de toga... Aquele que tem a honra de vestir a beca. Dizer onde está o direito, distribuir a justiça entre os jurisdicionados, corrigir o equilíbrio da balança mantendo em perfeito balanceamento as relações interpessoais. Ter moderação, comedimento e, fundamentalmente, ser honesto. Isso é ser um magistrado.”

 

Em várias cidades que residi e exerci atividades no Banco do Brasil encontrei Magistrados com tais características. Homens que tratavam o exercício da profissão como um verdadeiro sacerdócio e com quem os jurisdicionados podiam contar, suas decisões eram revestidas de justiça e equilíbrio.

 

Enquanto Presidente de Rotary e Venerável de Loja Maçônica em inúmeras oportunidades fui contemplado com valores relativos a multas processuais que tais juízes repassavam para que referidas entidades promovessem o bem- estar social. Em muitas ocasiões convocávamos os Magistrados para acompanhar as ações empreendidas com os recursos e ouvíamos que o papel deles fora cumprido ao direcionar as quantias. Solicitavam, no entanto, comprovação da sua correta utilização.


Na posição oposta assisto com muita reserva a forma como alguns Magistrados apresentam-se para população. Percebe-se que a moderação e o comedimento citados acima não fazem parte do seu cotidiano. Ficar em evidência, participar de eventos e dar entrevistas são atividades mais prazerosas para estas figuras. O exercício da função de juiz com a isenção que o cargo exige fica em segundo plano.


Boa parte dos magistrados aproximam-se do perfil indicado no primeiro parágrafo desta crônica. É possível que os juízes deslumbrados pelos holofotes não tenham percorrido os caminhos que Marcelo Russell percorreu. O sertão ensina até quem sabe muito, mas, não tem a capacidade de ensinar o quem pensa que sabe.

 

A assertiva “Ser juiz é renegar muita coisa, dentre elas, a riqueza”, também inclusa no livro acima citado, não acompanha todos. É uma pena.

 

(*) Crônica publicada no dia 18.04.16 no www.blogdofinfa.com.br



 O QUE VESTIR? O QUE CALÇAR? *

Em recente viagem, no período de uma semana, fui barrado duas vezes em função da roupa que usava. Na primeira por estar com uma camisa de time de futebol e na segunda por estar de bermuda.

O que para muitos representa constrangimentos para mim são fatos que em nada alteram meu humor. Sempre uso as roupas que acho adequadas e nunca as que as convenções sociais definem.

 

Isto é antigo e vai comigo ao cemitério. No dia de minha posse no Banco do Brasil, nos idos de 1977, fui com uma bela e confortável sandália confeccionada por mestre Zé Humberto. Depois de assinar os papéis o Gerente recomendou que eu procurasse imediatamente uma loja para comprar um par de sapatos, assim o fiz contra vontade.

 

Deixei de participar de muitas festas cujo convite indicava o tipo de roupa a usar. Em qualquer lugar onde a vestimenta é mais importante do que eu, não me sinto bem, a festa fica lá e eu cá.

 

No livro “O profeta”, de Kahlil Gibran, existe um diálogo entre um tecelão e Al-Mustafa que caminha na direção do meu entendimento. Ao ser indagado sobre roupas respondeu o profeta: Vossas roupas escondem muito de


 

vossa beleza, embora não esconda o feio” e finaliza afirmando: “E não esqueçais que a terra se delicia ao sentir o peso dos vossos pés descalços e que o vento anseia por brincar com vossos cabelos”.

Numa época onde o consumismo e o politicamente correto dão ás cartas nas relações teimar em ser diferente custa caro expõe o “contraventor” a críticas. Numa das datas mais importantes da minha vida, festa dos meus sessenta anos, lá estava eu com uma camisa polo, uma calça jeans e uma alpercata de couro feita por Expedito Seleiro, famoso artesão cearense.

 

No dia do meu casamento fui obrigado a quebrar todas as restrições impostas pela minha teimosia, vesti a roupa que me obrigaram.

 

Para mim a pergunta nunca será: “Com que roupa?”, talvez seja: “Vão me deixar entrar?”.

 

(*) Crônica publicada no dia 10.07.17 no www.blogdofinfa.com.br




 QUINZE ANOS, TRINTA VERSOS*

 

Jamais perca a inocência, Cultue a simplicidade, Busque a ética e a prudência Junto da maioridade.

Respeite seu semelhante, Seja sempre radiante

E ouça seu coração. Faça tudo que quiser E em tudo que fizer Bote amor e emoção.

 

Não se deixe escravizar Por pai, por mãe ou marido E saiba como filtrar

O bom no conselho ouvido. Aprenda com os sacrifícios Não permita que os vícios Venham abalar sua vida.

Não se humilhe a ninguém, Só para Deus diga amém Só ame sendo querida.


Não cultive hipocrisia, 

carinho ao penitente. 

Plante sempre a alegria,

Seja honesta e combatente. 

Não se abale com derrota. 

Não persiga a melhor nota 

Apenas por vaidade.

Não aceite conformismos, 

Não conviva com modismos, 

Viva a vida de verdade.

 

(*) Poema escrito em Marabá PA, 2003, 15 anos da minha filha Raissa.


 

QUINZE ANOS, TRINTA VERSOS II. *

 

Sávio entenda que a vida Não dá direito à reprise.

Redobre as forças que a crise Passará despercebida.

Nunca valorize o medo Defina seu próprio enredo Com muita serenidade, Conduzindo a sua cruz.

Siga os ditos de Jesus Com coragem e humildade.


Aprenda a conviver Com opiniões contrárias Coisas extraordinárias Você irá aprender!

Não antecipe o futuro. O único porto seguro Que existe é o presente.

Seja íntegro, faça o bem. Só se espelhe em alguém Que for honesto e decente.



Não faça vestibular


Por grana, batas ou togas. 

Fuja do mundo das drogas 

A ninguém queira enganar. 

Com denodo e coerência, 

Tenha fé e persistência 

Pra trilhar vários caminhos. 

Rejeite as coisas danosas. 

Aprenda cultivar rosas 

Sem se ferir nos espinhos.

 

(*) – Poema escrito em Vitória da Conquista – BA, 2007, 15 anos do meu filho Sávio.


 

DEIXEM A LUZ DO CÉU ENTRAR. *

Deixem a luz do céu entrar E promovam sempre o bem Dividam o pão que sobra Com irmãos que nada tem

Sejam exemplos com seus atos Perdoem os desacatos

Não desacatem ninguém

Uma vez, dez vezes, cem. Deixem a luz do céu entrar Desenvolvam habilidades Que promovam o bem-estar Pratiquem sempre o perdão E aprendam dar a mão

Para outrem levantar

Pesem antes de falar Aprendam com as diferenças Deixem a luz do céu entrar

E com ela aumente as crenças Não queiram gula, cobiça, Luxúria, ódio e preguiça.

Todos pecados-doenças.

 

Nunca dirijam ofensas Para outro similar.

Em busca de amor e paz Deixem a luz do céu entrar. Vivam com felicidade

E exerçam com liberdade A nobre missão de amar.


No trabalho, escola ou lar. Vivam com simplicidade Quando ajudar alguém Façam de boa vontade Deixem a luz do céu entrar E aprendam a caminhar Na trilha de humildade.


Jamais façam crueldade Em qualquer situação Retirem do dia-dia Qualquer discriminação Aprendam multiplicar Deixem a luz do céu entrar Não provoquem divisão.


Perdoem de coração Alguém que lhe magoar Sejam zelosos na fé Bondosos ao compartilhar Para fazer tudo isto Tenham em Jesus Cristo

E deixem a luz do céu entrar.

 

(*) – Poema escrito em Belém – PA, na Basílica de Nazaré – PA, 2013, após missa da quarta-feira de cinzas.


 

MEIO SÉCULO. *

 

Nesses meus cinquenta de idade Procurei não ser vítima do destino,

Nem troquei os meus sonhos de menino Por dinheiro nem por notoriedade.

Em defesa de plena liberdade Atuei como anônimo paladino. Fui poeta, fui louco e peregrino,

No “sertão”, na “vereda” e na cidade.

Com meus pais aprendi andar nos trilhos, Com a minha esposa e com meus filhos Aprendi a viver sendo feliz.

 

Esmaguei toda empáfia que eu tinha Ao ouvir do “eterno” Gonzaguinha A receita para ser um “aprendiz”.

 

(*) Poema escrito em Ilhéus - BA PA, 2007, meus 50 anos.



 EM VINTE ANOS... ADEMAR E HELAINE. *

 

vinte anos, quando nos conhecemos, Nos unimos em busca da unidade,

No ideário de “uno” que vivemos Preservamos o respeito e a equidade.

 

Muitas vezes a bíblia juntos lemos

Para em Deus encontrar nossa verdade. E o casal de filhos que tivemos

Nos trouxe muito mais serenidade.

 

Nestes anos exercemos mil papéis, Ajudastes construir quem hoje sou, Ajudei construir quem hoje és.

 

Fostes minha rainha, fui teu rei

De seu modo você muito me amou De meu jeito eu muito ti amei.

 

(*) – Poema escrito em Vitória da Conquista - BA – 2007, 20 anos de casados.


 

Me ensinou: “Cuide do alheio Aprenda com o rude e o fidalgo, Não reclame da vida tendo algo Não critique quem fez um papel feio A um irmão que está no aperreio Dê amor, carinho, casa e pão

Tema a Deus e tenha devoção Com fez o profeta Ezequiel”

SÃO DEZ ANOS SEM QUINCAS RAFAEL UMA DÉCADA DE LUTO NO SERTÃO.

 

Ele criticou sem medo, Roberto, Múcio e Joaquim. Não gostava de Delfim Golbery nem Figueiredo.

Nunca levantou um dedo

Em defesa do “Rei do Maranhão” Apoiava Gregório e Julião

Não gostava de Marco Maciel.

SÃO DEZ ANOS SEM QUINCAS RAFAEL UMA DÉCADA DE LUTO NO SERTÃO.

Defendia o povo nordestino Em cada estrofe que fazia Foi devoto ardoroso de Maria

Escreveu sobre Adolfo e Nobelino Concordava com a causa de Silvino, De Lamarca, Zumbi e Lampião, Conselheiro, Frei Caneca e Osvaldão, Zé Pereira, Guevara e de Fidel,

SÃO DEZ ANOS SEM QUINCAS RAFAEL UMA DÉCADA DE LUTO NO SERTÃO.

(*) – Poema escrito em Marabá - PA – 2009, 10 anos da morte do meu pai.


 

01.01.

Na volta de Fortaleza Dalila nós conhecemos E o prêmio da virada 

Mesmo jogando perdemos. Entregamos dezesseis Dezessete recebemos

02.01 

Contentes amanhecemos Domingo, dia primeiro. 

Depois de almoço farto Na cidade Juazeiro Site “matutodasvaras”

Lançado pra o mundo inteiro.

03.01

No dia três de janeiro

Em ônibus da “Guanabara” Troquei o frio do “Caldas” E as águas do “Arajara” Pelo calor de Patos.

 

E a seca do “Espinhara”.

 

04.01

 

Em São José, joia rara. Do Vale do Pajeú. 

Terra de BIU DE CRISANTO, JOÃO PEQUENO e DUDU, 

Assisti festa pra LOURO E para ZEZÉ LULU.


 

05.01

Na terra onde XUDU Fez mais de um festival Tomei com MAVIAEL

O meu café matinal À noite escutei BIA

Cantando com o irmão VAL.

06.01

Na data em que LOURIVAL Em casa nos recebia

Com risos e muita festa Pra comemorar o seu dia Em frente a sua morada Foi saudado em cantoria.

07.01

Na manhã do sétimo dia Viajei para Afogados Fui beijar a minha mãe, Sobrinhas e afilhados

E recitar novamente Versos antes recitados.

 

08.01

Vi pastos esturricados Pouca água na lagoa, Neste cenário de seca Só mesmo urubu voa. Por volta de treze horas

Eu cheguei a João Pessoa.

 

09.01  

Chuva em forma de garoa Baixa na temperatura  

Caminhada pela praia Para queimar a gordura  

É hora de evitar Comer muita rapadura. 

10.01 

Eu conclui a leitura  

Do livro com cem repentes De Louro do Pajeú  

Escrito por descendentes Do arquiteto maior 

De versos inteligentes. 

11.01  

Nossos “nobres” dirigentes Vibram na televisão  

Por ter ficado na meta A taxa de inflação  

E o COPOM reduz a treze A usura da nação.

 

 

12.01 

Ao ver a coroação  

Da “MÃE” que Jesus nos deu A Virgem Aparecida  

Que no rio apareceu Fui atraído pra festa Do seu grande jubileu.


 

13.01

A “PF” transcreveu O teor para o papel

Decifrou todo diálogo Com ordem da ANATEL

Mostrando o rombo na CAIXA Feito por CUNHA E GEDDEL.

14.01 

Na CAIXA a dupla fiel

A TEMER, o presidente. Do partido que já foi

A maior do ocidente Criaram uma “tarifa”

Com um formato indecente.

15.01

Nossa nação impotente Assiste a outra matança. A violência matando

O resto de esperança. São os erros do passado Apresentado a cobrança.

 

16.01

Pra completar a lambança Tudo a favor de BANDIDO Nada para o CIDADÃO

Que é vítima em todo sentido De um GOVERNO corrupto

E um ESTADO falido.

 

17.01 

Dando sequência ao “moído” Do campo prisional

Após as ocorrências Do presídio de Natal 

A UNIÃO cede homens Da FORÇA NACIONAL.

 

18.01 

Contrário ao ideal Peguei uma infecção O aparelho urinário Entrou em ebulição Mas logo ficarei bom 

Com em São Sebastião.

 

19.01 

Na queda de um avião Pertinho de Paraty 

Se foi o grande Ministro Do Supremo, TEORI. 

Mas o caso “LAVA JATO” Não pode parar aqui.

 

20.01

Os “YANQUES” agora vi Ganharam um presidente Que dividiu a país  

Em pleito diferente  

Entra TRUMP carrancudo Sai OBAMA sorridente.


 

21.01

Em evento comovente No solo catarinense Houve a premiação

Do time CHAPECOENSE

Que empatou dois a dois Com o escrete palmeirense. 

 

22.01 

 

O mundo inteiro em suspense Aguarda os primeiros atos de TRUMP, especialista, Em arrogo e desacatos. Que apoia algumas causas Condenadas por sensatos.

23.01   

Quem disse “Quebrar contratos “Provoca instabilidade”.

Hoje tem um presidente Que nega qualquer verdade.

São os “YANQUES” surfando No mar da impunidade.

 

24.01 

A falta de humanidade com MARIZA, ora infartada. Mostra a cara “ao natural” De uma NAÇÃO deformada Desejar morte a alguém

Pra mim: “É fim da picada”.25.01

 

SÃIO PAULO, a elitizada. Bota outro ano na conta. Com oleodutos e muros TRUMP segue na “desmonta” O jogo da amizade  

Para gratidão aponta.

 

26.01  

 

Com sua afiada ponta 

 

“LAVA JATO” volta à cena. Alcança EIKE BATISTA Cujo passado 

condena. 

 

Por ter comprado favores Prendê-lo a justiça ordena.

 

27.01 

Para reduzir a pena CABRAL fala em delação. Na Paraíba a “ANDAIME” Avança pelo sertão. 

Nos presídios o PCC Dar ordem como patrão.

 

28.01

TRUMP, o canastrão. Continua com seus planos. Visando gerar riquezas

A força aos americanos. Com restrições a latinos, Islâmicos e mulçumanos.


 

29.01

Todos os paraibanos, Do sertão ao litoral.

Vão receber em abril Através de um canal As águas do maior rio Da integração nacional.

30.01

Sem prisão especial EIKE BATISTA é detido. Ao retornar ao BRASIL Deixou de ser foragido. Delações homologadas Com o SIGILO mantido.

31.01

Sem relator definido

“LAVA JATO” segue em frente. No SENADO, EUNÍCIO é

Favorito a presidente.

Na CAMARA, MAIA insiste: “É válido ser pretendente”.

 

01.02

Esmagando o oponente EUNÍCIO rápido venceu. E o partido de TEMER No cargo permaneceu

E gritou em alto tom: “Aqui quem anda sou eu”.

 

02.02

Dona MARIZA morreu. FACHIN foi o sorteado. Relator da “LAVA JATO” MAIA segue seu reinado. TEMER tem a seu favor 

Um CONGRESSO “amordaçado”.

 

03.02 

Foro privilegiado 

Desta vez ganhou MOREIRA FRACNO apenas no nome 

É corrupto de carreira. 

É o BRASIL repetindo 

“A HISTÓRIA BRASILEIRA”.

 

 

04.02

LULA sem a companheira Fica desequilibrado. 

Num discurso de revolta Mostra que está abalado. É o sinal que o ‘’MITO” Com força foi golpeado.

 

05.02 

Com o CONGRESSO “domado” A delação premiada 

Do “povo” da ODEBRECHT Segue a sua jornada. 

Apavorando os políticos De forma generalizada.


 

06.02

TEMER agrada a tucanada E líderes do seu ESTADO. ALEXANDRE DE MORAES

Para o SUPREMO indicado. E passará sem problema No plenário do SENADO.

07.02 

 

Novo ESTADO “sitiado”, Desta vez ESPÍRITO SANTO. Várias lojas saqueadas Bandidos por todo canto.

Os policiais em greve

E o povo a verter pranto.

08.02 

CUNHA diz: “Eu sou um santo, Não mereço esta prisão”. 

No RIO e TRE

Cassa DORNELES e PEZÃO.

E a CCJ é agora Território de LOBÃO.

 

09.02

MAIA sob acusação, Grita; “Eu não sou bandido”. 

No processo “LAVA JATO” FHC foi ouvido

Defendeu com veemência Cada “Tostão recebido”

 

10.02  

 

Preso CUNHA FOI MANTIDO. 

 

Seu pedido foi negado. O ALVARÁ DE SOLTURA  

 

Foi outra vez adiado Um jatinho com AÉCIO Teve um 

 

pouso forçado.

 

11.02 

 

JUGMMAN, Ministro de Estado Disse: “A greve é ilegal”. 

 

Também veio pra VITÓRIA O Procurador Geral 

 

Que afirmou ser contra a LEI Greve de POLICIAL. 

 

12.02 

 

O GOVERNO FEDERAL 

 

Para “velha” censura apela. Proíbe “O GLOBO” e a “FOLHA” Escrever sobre MARCELA 

 

No caso da extorsão 

 

De um HAKER contra ela.

 

13.02 

 

O PRESIDENTE revela 

 

Que qualquer ministro afasta. 

 

Sendo considerado réu 

 

Coloca outro na pasta. 

 

É uma retórica antiga 

 

E uma conversa gasta.


 

14.02

Que não faz parte da “casta” Sempre será delinquente.

Um Ministro do SUPREMO Deu razão ao presidente. Provou que o caso MOREIRA Do de LULA é diferente.

15.02 

 

RIO ganha contingente Da FORÇA NACIONAL

Em BANGU foi descoberta Mordomia de CABRAL CUNHA perde outro recurso No SUPREMO FEDERAL.

16.02 

JOÃOPESSOA a capital De todos paraibanos.

Dada a largada da festa

Para os meus SESSENTA ANOS Chegaram os cearenses, Paraenses e goianos.

 

17.02

Começamos no FULANOS Depois TASCA DA ESQUINA

Boa dormida na casa

na BARRA DE CAMPINA

Os parabéns só amanhã, Antes “cana” no LOVINA.

 

18.02 

 

Com a proteção divina Apaguei a vala acesa Muitos amigos vieram 

 

Pra sentar em minha mesa. “COMO É BOM FAZER O BEM”, 

 

Isto eu falei com clareza. 

 

 

 

19.02 

 

Veio gente de FORTALEZA, Capital do CEARÁ. 

 

AFOGADOS DA INGAZEIRA, BRASÍLIA, JABITACÁ, 

 

SANTANA, JUAZEIRO DO NORTE e MARABÁ.

 

20.02 

 

Nosso ROMERO JUCÁ 

 

Lá da beira do abismo Se fez de vítima falando 

 

Com excesso de cinismo. 

 

Citou REVOLUÇÃO FRANCESA, INQUISIÇÃO e NAZISMO.

 

21.02

Num cenário de FACISMO Que imperou no SENADO O Professor ALEXANDRE DE MORAIS foi aprovado. Da CCJ ao PLENÁRIO. 

Está “tudo dominado”.

 

22.02 

Publicado o resultado 

Da votação no PLENÁRIO O indicado de TEMER Segue seu itinerário. 

Eu vou assistir a missão “De graças” ao aniversário. 

23.02 

No BUTANTAN centenário Sobrou pra JORGE CELIL. SERRA deixa o ministério Menos “cobra” no covil.

SERRAGLIO vai pra JUSTIÇA Sem JUSTIÇA do BRASIL. 

 

24.02 

 

Com um tiro de fuzil YANES acertou PADILHA. 

O estampido foi alto

E assustou a matilha. PADILHA pediu licença Para recarregar a pilha.

 

25.02

De QUADRILHA pra QUADRILHA

O meu ‘BRASIL” segue envolto. O BRUNO LUZ na cadeia

O BRUNO goleiro solto. E a nossa contrapartida?

Um CARNAVAL desenvolto.

 

26.02 

 

Com o seu estilo “DOUTO” TEMER voa pra BAHIA. Para ora do PLANALTO Recarregar bateria 

 

não sei se vai dormir Aonde DILMA dormia. 

 

27.02 

 

“FORA TEMER” NA FOLIA,

Sucesso no CARNAVAL. O ex vice-presidente 

Segue no INFERNO ASTRAL 

Ao ver a “CHAPA” esquentando Na JUTIÇA ELEITORAL. 

 

28.02 

Lida a nota final 

No sambódromo paulistano, TATUAPÉ campeão 

Do CARNAVAL deste ano. SERRA voltando ao SENADO Reforço ao ninho TUCANO.

 

01.03 

Com desfile soberano 

No RIO ganha a PORTELA. TRUMP falando ao CONGRESSO Alivia e amarela. 

MARCELO complica a vida Do ESPOSO de MARCELA.


 

02.03

TEMER de novo revela Como retribui favores. Atende ao TUCANATO Agrada aos conservadores ALOÍSIO assume a pasta ‘RELAÇÕES EXTERIORES”.

03.03  

No bloco dos delatores Sofrendo o GOVERNO via TITE convoca o escrete Para ir ao URUGUAI

E depois no ITAQUERÃO Enfrentar o PARAGUAI.

04.03

Enquanto a inflação cai Em consistente processo. TEMER troca lideranças

No SENADO e no CONGRESSO

E o acusado PADILHA Adia o seu regresso.

 

05.03

Apesar do retrocesso

Com a “BARRAGEM BAREIRO”

As águas do VELHO CHICO Seguem seu rumo a MOTEIRO Para mitigar a seca

Do NORDESTE brasileiro.

 

06.03 

 

O BRASIL segue o roteiro: Oitivas e delações, Doadores escancaram Processos de doações 

 

É o PUBLICO e o PRIVADO 

Unidos nas ELEIÇÕES.

 

 

07.03 

 

Na Liga dos Campeões Também na Libertadores Estádios superlotados 

 

E festas dos torcedores. 

 

E o SUPROMEO enrola mais A vida dos infratores.

  

08.03  

 

Na ESPANHA os jogadores Do “BAÇA” esse time incrível. Contra o PSG Outro time de alto nível Provaram que em FUTEBOL Não cabe o termo IMPOSSÍVEL.

 

09.03 

 

O sertão com a seca horrível Cria hoje um novo plano.

As águas de ITAPARICA No solo PERNAMBUCANO 

Chegam ao RIO PARAÍBA O NILO paraibano.


 

10.03

RENAN que foi soberano Anda um pouco ofendido. Disse que EDUADO CUNHA Dá ordens, mesmo detido. E em recado pra TEMER Falou: “Quero ser ouvido”.

11.03

O SENADO marcha unido Com a CÃMARA FEDERAL.

Falando numa anistia Para CRIME ELEITORAL

E que abrande os excessos Do SUPREMO TRIBUNAL.

12.03

A imprensa mundial

Fala em Holanda e Turquia. Corrupção na Coréia Mencionada todo dia.

Mas, sobre REFUGIADOS Pouca coisa notícia.

 

13.03

PADILHA após cirurgia Volta ao trabalho com tudo. Das reformas em andamento Ele faz o seu “escudo”.

Mas pra falar das denúncias PADILHA se faz de mudo.

 

 

14.03 

 

Com seu estilo “marrudo” LULA, réu, depõe enfim. 

Chega ao STF 

 

A lista “Início do fim”.

 

 

Quem dar as cartas em Brasília? JANOT e BENJAMIN. 

 

15.03 

 

JANOTA manda à FACHIN A lista dos infratores.  

 

MINISTROS, EX-PRESIDENTES, DEPUTADOS e SENADORES, 

 

E para “fechar o firo”: PREFEITOS e GOVERNADORES. 

 

16.03 

 

Três grandes “investidores” Não se fizeram de mortos. 

 

Arremataram em leilões 

 

Quatro dos nossos AEROPORTOS. Na sequência são ESTRADAS, ÁGUA ESGOTOS e PORTOS. 

 

17.03 

 

Com traços retos e tortos O BRASIL molda um retrato 

 

Com SUPERFATURAMENTO 

 

Em quase todo CONTRATO. E completa três aninhos 

A operação “LAVA JATO”.


 

18.03

Um gigantesco aparato Nossa PF destaca

Para agir contra fraudes No frango, peru e vaca. Boi, linguiça e mortadela.

Operação “CARNE FRACA”.

 

19.03

Em MONTEIRO o “JARARACA”

Com um grande contingente. De políticos e do “POVO” Num discurso contundente Lança a candidatura

De novo pra PRESIDENTE.

 

20.03

Da Europa ao oriente Embargos e restrições. O governo brasileiro Derrapa em suas ações. Empresas do setor carne

Sofrem com estas sanções.

 

21.03

Contrários a previsões De “amigos” apressados.

Que diziam: “Em seis meses Eles estarão separados”.

Hoje eu e HELAINE fazemos Trinta anos de casados.

 

22.03 

 

Nova série de atentados Faz a Europa chorar. 

 

Nova briga em JANOT E o ministro GILMAR. 

 

ALEXANDRE toma posse, Tucanos podem vibrar. 

 

23.03 

 

Um golaço de NEYMAR 

 

E mais três gols de PAULINHO. Quatro a um no URUGUAI Despachamos o vizinho.

TERCEIRIZAÇÃO passou Por placar apertadinho. 

24.03

Um outro aperto a caminho É a bomba do momento. 

O ministro da FAZENDA Pra imposto pede aumento. Visando tapar o rombo 

Que existe no ORÇAMENTO.

 

25.03

Como nosso parlamento Adora o “troca-troca”.

TEMER dar almoço e janta Para turma da “maloca”. 

Para uns AR-15 

Para outros “soca-soca”.


 

26.03

Houve protestos na MOCA, No BRÁS e no BOM RETIRO.

E a besteira maior Saiu da boca de CIRO.

“Se vierem me prender, recebo todos no TIRO”.

27.03

PUTIN que não admiro Bate na oposição.

Na AMÉRICA a OEA

Em MADURO dá pressão. Tem ciclone na AUSTRÁLIA E avalanche no JAPÃO.

 

28.03

Aqui nossa SELEÇÃO Ganha mais uma partida Vaga na copa da RÚSSIA Está mais que garantida. Com a SELEÇÃO de TELÊ.

Está ficando parecida.

 

29.03

“LAVA JATO” na batida, Na chuva e no estio.

Prende cinco CONSELHEIROS Do TCE do RIO.

E o “velho” PICIANNI Foi depor sobre desvio.

 

30.03 

 

Quem é ferido no brio 

Não fica no mesmo estado. Há um temor em BRASÍLIA Na CÂMARA e no SENADO 

Depois que EDUARDO CUNHA Por MORO foi CONDENADO.

 

31.03 

 

Um GOVERNADOR cassado No Estado do PARÁ. REFORMA DA PREVIDÊNCIA: 

 

Agressões e bá-fá-fá. E RENAN o rebelado 

Quer mais “TOMA-LÁ-DÁ-CÁ”.

 

01.04 

 

No BRASIL prova não há Dessa tal “HONESTIDADE”. Hoje é dia da MENTIRA Mas podia ser VERDADE: 

 

A AUSENCIA DE VINGANÇA NO “ABUSO DE AUTORIDADE”.

 

02.04 

 

Crescem na SOCIEDADE Raiva de descontentamento No PARAGUAI invasão

Na sede do PARLAMENTO Na VENEZUELA a CORTE 

Causa um constrangimento.

 

03.04

Acabou o casamento

De TEMER e RENAN CALHEIROS

Nunca serão descobertos Os motivos verdadeiros

Que transformam em inimigos Dos dois antigos “PARCEIROS”.

04.04

Os TRIBUNAIS brasileiros São campeões em atrasos No TSE a turma de DILMA Ganha mais prazos.

Quem tem dinheiro posterga

As SENTENÇAS nos seus CASOS.

05.04

Sem terra ou flores nos vasos Seguem as INSTITUIÇÕES Negando todo DIREITO

Para pobres legiões, Favorecendo seus GRUPOS, Seus ASSECLAS e FIGURÕES.

 

06.04

Nas ondas das DELAÇÕES SURFAM NOVOS “EMPRESÁRIOS” DIRETORES, CONSELHEIROS,

MARQUETEIROS mercenários Tirando a “roupa” dos atos De AGENTES salafrários.

 

07.04 

 

Os MISSEIS incendiários Os céus da SÍRIA cortaram. Pra não fugir da rotina 

 

Os RUSSOS não concordaram E os “XERIFES” do mundo Outra vez extrapolaram.

 

 

08.04 

 

Nesta semana mataram Numa ESCOLA outra MARIA. Atentado em ESTOCOLMO

E protestos na TURQUIA. É o ÓDIO levando flores Ao tumulo da HARMONIA. 

09.04 

Terror em ALIXANDRIA E na cidade de TANTA. Atesta que terrorismo Com o ÓDIO se agiganta. 

É a ARVORE do TERROR 

Que o FANATISMO planta.

 

10.04 

Em nome da GUERRA SANTA Muito inocente perece.  

Na ÁFRICA e no ORIENTE 

O terror ISLÂMICO cresce. Ao colocar uma BOMBA Onde cabia uma PRECE.


 

11.04

O dia hoje amanhece Com nova "OPERAÇÃO".De nome "FATURA EXPOSTA" Levando três à PRISÃO. No fim da tarde FACHIN Solta sua RELAÇÃO. 

 

12.04 

 

A LISTA é um furação Varre mais de dez partidos. Os INVESTIGADOS negam Todos CRIMES cometidos. Os que se diziam SANTOS Eram de fato BANDIDOS. 

 

13.04 

 

Grandes lucros auferidos, Fraudes em LICITAÇÕES. Os políticos negam CRIMES Falam em perseguições

Pra cada fato narrado Apresentam outras versões.

 

14.04

Na IMPRENSA as gravações Pelo FACHIN liberadas

De manhã, à tarde e noite São mil vezes reprisadas No entanto, pros CITADOS São MENTIRAS deslavadas.

 

15.04 

 

Cavernas bombardeadas Lá no AFEGANISTÃO. 

Na TURQUIA um REFERENDO 

Divide uma NAÇÃO. 

O DITADOR quer o "SIM" 

E o MUNDO quer o "NÃO".

 

16.04 

 

No açude BOQUEIRÃO 

As águas chegaram ENFIM. Aonde tinha POEIRA Começa a nascer CAPIM, Com o milagre das águas De Flores a Itapetim.

 

17.04

Com a derrota do "SIM" Na TURQUIA o DITADOR 

Venceu com pequena margem Igual foi no EQUADOR. 

É a força do PODER Indicando o VENCEDOR.

 

18.04 

Pinta um clima de TERROR 

Na CÂMARA DOS DEPUTADOS. 

Invasão, gás de pimenta, Bombas e vidros quebrados. É a BRIGA dos que "COMEM" Conta os "ESFOMEADOS".


 

19.04

Da salvação dos ESTADOS Foi aprovado o PACOTE.

Mais PRAZOS e mais DINHEITO Para "FUTURO CALOTE".

É a CANECA FURADA

Tirando do único POTE.

 

20.04

Usando "AGRADO" por "DOTE" Segue TEMER sem PRUDÊNCIA. Comprado aprovações Reformando a PREVIDÊNCIA.

E a REFORMA TRABALHISTA Ganha REGIME DE URGÊNCIA.

21.04

na FRANÇA sem clemência O TERROR volta atacar.

LEO PINHEIRO: "Fala tudo" PALLOCI diz: "Vou falar".

O MADURO não caiu Mas começa a balançar,

 

22.04

Se a DIREITA comandar

Na INGLATERRA e na FRANÇA.

Quem sonhou com MUNDO LIVRE Pode perder a ESPERANÇA.

Que o TERROR duplica a "ROTA" Onde o FANATISMO avança.

 

23.04 

 

Em MADRI o REAL dança MESSI vence CRISTIANO 

No BRASIL a música perde JERRY, cantor veterano.E MADURO diz que aceita As ELEIÇÕES este ano.

 

24.04 

 

PALLOCI, o ITALIANO 

Ao depor abaixa o TOM. Para LULA e o PT 

O cenário não é BOM. 

Na FRANÇA o segundo turno Em LE PEN e MACRON.

 

25.04 

 

O CONGRESSO segue com A sua PAUTA do MAL 

Indígenas fazem PROTESTOS No DISTRITO FEDERAL. 

E a REFOIRMA TRABALHISTA Vai à BATALHA FINAL.

 

 

26.04 

 

O SUPREMO FEDERAL Solta GENU e BUMLAI. 

 BRUNO retorna à CADEIA Pois sua LIMINARA cai.  

E o BRASIL exporta ASSALTO Pra o vizinho PARAGUAI.


 

27.04

PALMEIRAS no URUGUAI

Vence jogo de virada.

A REFORMA TRABALHISTA

Na CÂMARA foi aprovada. SENADO, em primeiro turno No "FORO" dar CACETADA.

28.04 

Pro SENADO é enviada

A REFORMA TRABALHSITA.

O time de DELATORES

Tem outros nomes na LISTA. E hoje "GREVE GERAL"

Da NAÇÃO SINDICALISTA.

29.04 

Empresário EIKE BATISTA Ganhou uma LIMINAR.

Vai pra casa aguardar pena. Que deu? MINISTRO GILMAR.

No EGITO o PAPA reza Para o MUNDO harmonizar.

 

30.04

Nossa MÚSICA POPULAR

Perdeu um grande CANTOR. BELCHIOR do Ceará FILÓSOFO, COMPOSITOR,

PINTOR, MÚSICO, DESENHISTA, HUMANISTA E TRADUTOR, 

 

01.05 

 

Dia do TRABALHADOR,  

Pouco a comemorar. 

Taxa de EMPREGO em baixa Muitas contas pra pagar 

E a RELAÇÃO TRABALHSITA 

Distante do salutar.

 

 

02.05 

 

SUPREMO manda soltar O "ilustre" ZÉ DIRCEU. A dupla FACHIN e MELO 

 

Mais uma vez não venceu. E REAL vence o ATLETICO No estádio BERNABÉU.  

 

03.05 

 

Na FRANÇA aconteceu Um DEBATE deprimente. MACRON ataca LE PEN Ela irônica e sorridente Diz que ele é incapaz 

 De ser um bom PRESIDENTE.

 

04.05 

 

No RIO o povo sente A falta de SEGURANÇA. Ônibus queimados nas ruas A ESCOLA sem CRIANÇA Nem a FORÇA NACIONAL 

Renova a ESPERANÇA.


 

05.05

A morte com sua lança Acerta ALMIR GUINETO.

RENATO DUQUE ao depor Dar o "SERVIÇO COMPLETO"

Acusa que LULA era

Do "esquema" o ARQUITETO.

 

06.05

Agressão a um "SEM TETO" Revolta o prefeito DÓRIA. Policial arrogante

Faz parte da nossa HISTÓRIA Dando "porrada" a POLÍCIA Vive o momento de glória.

07.05

Na FRANÇA obtém vitória O candidato CENTRISTA. MACRON esmaga LE PEN A ULTRANACIONALISTA.

O projeto EUROPA unida Derrota a DIREITISTA.

 

08.05

O TIMÃO vence o paulista. O BELO o paraibano.

O NOVO HAMBURGO o gaúcho O GOIÁS vence o goiano

O ATLÉTICO vence o mineiro VITÓRIA VENCE O BAIANO.

 

09.05 

 

O time CORITIBANO Campeão paranaense. Carioca é do FLAMENGO. PAPÃO ganha o paraense. E o time do CHAPECÓ Ganha o catarinense. 

  

10.05 

Nossa JUSTIÇA circense Segue com seu ritual, O duelo LULA x MORO Vira peça teatral.

Embarque no fim da noite Com destino a PORTUGAL. 

11.05 

Em voo internacional Pousamos em LISBOA. Encontramos na EUROPA Clima ameno com garoa Vamos conhecer a terra Que foi sede da COROA. 

12.05 

Aqui FERNANDO PESSOA Falou no "TEJO" lendário Hoje iremos pra FÁTIMA É festa do CENTANÁRIO Oramos antes do PAPA Visitar o SANTUÁRIO.


 

13.05

O BERÇO UNIVERSITÁRIO

Da COIMBRA secular É traduzido nas ruas Numa beleza sem par

E banhado pelas águas Do MONDEGO singular.

14.05

Para PORTO detalhar Precisa o material

Ter início nos primórdios Da era medieval

Navegar no RIO DOURO Até o tempo atual.

15.05

A belíssima CATEDRAL SANTIAGO COMPOSTELA

Arte do século quatorze Sua construção revela Está em restauração

Pra ficar ainda mais bela.

 

16.05

Visitamos a CAPELA PARAFITA DO CEBREIRO

Lugar onde o PEREGRINO Que pra nós é o ROMEIRO Descansa pra caminhar Novamente um dia inteiro.

 

17.05

Seguimos nosso roteiro Em LEON findou o dia Na catedral de ASTORGA GAUDI a arte irradia. Em BURGOS fechou o firo CATEDRAL SANTA MARIA.

 

18.05 

Rodamos na autovia Destino: SÃO SEBASTIÃO. 

De manhã fomos pra LOUDES Atendendo DEVOÇÃO. 

Aos pés da VIRGEM MARIA Fizemos uma ORAÇÃO.

 

19.05

O trem foi a condução Pelo interior da FRANÇA Na FLORA e no RELEVO Percebemos a mudança. EM TOULOUSE velho e novo Fazem perfeita aliança.

 

20.05 

Em NICE pouca festança Mas, dormimos muito bem. Seguimos para MILÃO Nova viagem de trem Da cidade MILANESA A nota é dez vezes cem.


 

21.05

Compôs a rota também VERONA apaixonante, VENEZA com seus CANAIS: Conjunto exuberante

A catedral de SÃO MARCO: Igreja mais importante.

22.05

A viagem segue adiante

Para SÃO LOURENÇO a crença. Nós entramos na TOSCANA Pela cidade FLORENÇA. Cidade encantadora

E berço da RENASCENÇA.

23.05

O que faz diferença

Nas obras d'ACADEMIA?

O DAVID de MICHELANGELO

Exemplo de MAESTRIA Desta que o CRIADOR Ganha fama com a CRIA.

 

24.05

Em PISA fotografia

Em frente a TORRRE INCLINADA. Visitas à catedral,

Ao PALÁCIO DA JORNADA E a IGREJA DA AGULHA

Com sua linda fachada.

 

25.05 

 

Retomamos à estrada 

De LUCCA de SÃO MARTINO. 

Por estada tortuosa Chegamos com o sol a pino. À tardinha retornamosPara o torrão FLORENTINO.

 

26.05 

 

Adeus a SÃO JACOBINO Voltaremos n'outro ano. Passaremos por ASSIS Lindo berço FRANCISCANO Visitaremos ORVIETO Depois o solo ROMANO.

 

27.05 

 

Não é só o VATICANO Que faz ROMA sem igual. É o conjunto CAPITÓLIO, Mais de uma CATEDRAL, PANTEÃO e COLISEU E MUSEU NACINAL.

 

28.05 

 

Tem ainda o QUIRINAL E a CAPELA SISTINA, 

PALADINO, ESCADA SANTA E a ILHA TIBERINA 

As obras APOLO e DAFNE, E RAPTO DE PROSERPINA.


 

29.05

Adeus TORRE ARGENTINA,

Adeus capital ROMANA.

Vamos dar um pulo em NÁPOLIS Onde reinou MARADONA

Ver as ruínas de POMPEÍA E a COSTA AMALFITANA.

30.05

Encerrada a MARATONA É a hora de voltar.

PORTUGAL, ESPANHA, FRANÇA

E ITÁLIA pra lacrar.

Muito obrigado meu DEUS Viagem espetacular.

 

31.05 

 

É a hora de deixar Bela ROMA italiana. Conexão em LISBOA A capital LUSITANA Ás vinte horas chegamos Na terra PERNAMBUCANA.

 

01.06

A JAMPA PARAIBANA

Nos recebeu com sol quente. Sai o EURO entra o REAL Viva a terra da gente

Eu não toco minha terra Pelo velho continente.

 

02.06 

 

Nosso “QUASE” presidente, AÉCIO está enrolado. 

Junto com IRMÃ e PRIMO Foi ele DENUNCIADO. 

Cumpriu-se a PREMONIÇÃO Feita por SÉRGIO MACHADO.

 

03.06 

 

Cada vez mais ISOLADO, Com ”AMIGOS” nas prisões TEMER age abertamente Para “MINAR” DELAÇÕES

E o REAL ganha de novo A LIGA DOS CAMPEÕES. 

04.06

Do terror novas ações Atingem o REINO UNIDO. O coração da EUROPA Mais uma vez é ferido E TEMER procura apoio Para não ser ABATIDO.  

05.06 

O mundo surpreendido Com a crise no CATAR. Seus vizinhos das ‘ARÁBIAS” Se unem pra retalhar E o ACORDO DE PARIS TRUMP chuta para o ar.


06.06

Vem ao solo POTIGUAR A POLÍCIA FEDERAL

HENRIQUE EDUARDO ALVES

Por “TRAQUINAGEM” em NATAL

É preso e por ser FORMADO Tem RPISÃO ESPECIAL.

07.06

A JUSTIÇA ELEITORAL

Dar sequência ao JULGAMENTO Os defensores de TEMER Pedem o DESMEMBRAMENTO

Os dois RÉUS querem anular

As PROVAS com “VAZAMENTO”.

08.06

Votam pelo ‘ENCOLHIMENTO” Do processo a MAIORIA.

Os BRITANICOS vão às urnas MAY não ganha o que queria COMEY depõe no SENADO TRAMP tem um péssimo dia.

09.06

DILMA ganha a ‘ALFORRIA” TEMER foi “INOCENTADO”.

Processo de CASSAÇÃO Da CHPA foi rejeitado

O Ministro BENJAMIM Viu seu voto derrotado.

 

10.06 

 

Gol do zagueiro MERCADO Nossa SELEÇÃO perdeu.E a tese da “VERGONHA” No TSE venceu. 

A arvore da impunidade Novamente FLORESCEU.

 

11.06 

 

Que o governo apodreceu Esta ideia eu encampo. 

Pra barrar a LAVA JATO Voltou a usar o GRAMPO E pra constranger FACHIN Botou a ABIN em campo.

 

12.06 

 

Piscando igual PIRILAMPO Este governo parece 

Um eletrocardiograma Em função do sobe e desce PSDB anuncia:“No governo permanece”.

 

13.06

No Sul o BRASIL padece Com enchente na fronteira O governador CABRAL Tem a sentença primeira.

 

Quatro a zero na AUSTRALIA Pra SELEÇÃO BRASILEIRA.


 

14.06

Por três a dois a mineira Irmã de AÉCIO perdeu. E por força da derrota Detida permaneceu

Com o incêndio de LONDRES A EUROPA entristeceu.

15.06

Nada novo apareceu Durante o depoimento

Do “grande” EDUARDO CUNHA Que disse a todo momento Com os dois IRMÃOS BATISTA Não tenho envolvimento.

16.06

A morte e o sepultamento De um grande jornalista

O JORGE BASTOS MORENO

Do GLOBO era colunista Era bom entrevistando

E melhor dando entrevista.

 

17.06

Com sérios problemas à vista TEMER vai ao exterior.

Na RÚSSIA e na NORUEGA Dirá: “NÃO SOU TRAIDOR”. Assume RODRIGO MAIA

Como servo do “FEITOR”.

 

18.06 

 

JOESLEY, o DELATOR Em solo nacional

Dar entrevista pra ÉPOCA Irrita o poder central Muitas vidas são ceifadas 

Por incêndio em PORTUGAL.

 

19.06 

Na FRANÇA em torno final MACRON consagra a vitória Com o PARLAMENTO a favor Segue sua trajetória Para devolver ao país O seu passado de gloria.

 

20.06 

SUPREMO repete a história “SE PRENDEM, MANDO SOLTAR” E a turma de AÉCIO Tem algo pra festejar Pois ganharam como prêmio PRISÃO DOMICILIAR.

 

21.06 

RENAN volta a atacar A REFORMA TRABALHISTA.Depois de dobrar a MARTA Expõe seu ponto de vista Muda voto e promove A derrota governista.


 

22.06

O SUPREMO dar a pista: Para TEMER o jogo é duro. A PF afirma que

Na gravação não tem furo E a TUCANADA fica

De novo em cima do muro.

23.06

Ninguém arisca o FUTURO Do governo ‘DELATADO” Que busca apoio na marra Na casa que DEPUTADO Para “AJUDAR” alguém Primeiro é “AJUDADO”.

24.06

O DRAGÃO esta domado Vencemos a INFLAÇÃO. Presidente do BACEN Repete o velho jargão:

‘ESTAMSO NO RUMO CERTO PRA VENCER A RECESSÃO”.

 

25.06

Sem rumo segue a NAÇÃO Entre ARROGOS e BRAVATAS

Num modelo de governo Que defende os MAGNATAS E em proteção dele mesmo Acata NEGOCIATAS.

 

26.06

Não há ideias SENSATAS Em favor do pobre “POVO” No horizonte enxergável Não se enxerga nada novo E o PREVISENTE apertado Igual um pinto no ovo.

 

27.06 

A LAVA JATO é estorvo Para muito ENGRAVATADO. Pela caneta de MORO PALLOCI foi CONDENADO Na caneta de JANOT TEMER foi denunciado.

 

28.06  

No SUPREMO é detalhado O assunto DELAÇÃO.  Quem HONOLOGA, quem FECHA Quem provoca ALTERAÇÃO.   

Limite de BENEFÍCIOS Se cabe RECURSO ou não.

 

29.06   

A maior LEI da NAÇÃO Tem que ser obedecida Das clausulas contratadas Uma não sendo atendida Dar DIREITO ao JULGADOR Adotar outra MEDIDA.


 

30.06

Terá a PAZ garantida

Quem do PODER for AMIGO Com DINHEIRO pra DEFESA

Ninguém sofrerá CASTIGO Melo REENPOSSOU Aécio FACHIN libertou RODRIGO.

01.07

O PODER dará ABRIGO

A quem for do seu ESQUEMA. Quem não pertencer ao TIME Ver agravado o PROBLEMA Dinheiro é a solução

Para qualquer TEOREMA.

02.07

Novas tintas no EMBLEMA Chamado IMPUNIDADE

O HOMEM DA MALA solto

Traz para SOCIEDADE

A certeza que a MENTIRA Vencerá sempre a VERDADE.

 

03.07

Privado da LIBERDADE GEDDEL VIEIRA DE LIMA

A bancada do OTIMISMO Novamente se anima Torcendo pra que a JUSTIÇA Alcance a parte de CIMA.

 

04.07 

 

OPOSIÇÃO tempera o CLIMA Com ZVEITER o RELATOR TEMER em sua DEFESA Agride o DELATOR E desqualifica a TESE De JANOT o ACUSADOR.

 

05.07 

 

Como FRANCO ATIRADOR RENAN perde a LIDERANÇA Os TUCANOS ameaçam Desprezar a ALIANÇA E o governo de TEMER Em galho poder BALANÇA.

 

06.07 

 

JUCÁ com destreza avança Em sua árdua jornada A REFRMA TRABALHISTA Precisa ser APROVADA TEMER via para ALEMANHA EUNÍCO assume a PARADA.

 

07.07

Com viagem confirmada De MAIA pra ARGENTINA. Sobre o quarto de lista Conforme diz a DOUTRINA EUNÍCIO assume a VAGA Na condição INTERINA


 

08.07

A SELEÇÃO MASCULINA

De VOLEI CHEGA A final Perde pra time da FRANÇA Num jogo sensacional

E é vice-campeã Desta LIGA MUNDIAL. 

 

09.07 

 

No DISTRITO FEDERAL

TEMER faz reunião Ver o SUPREMO negar Pedido de suspensão

E o processo contra ele Segue a tramitação. 

 

10.07 

 

Foi lido na COMISSÃO DE JUSTIÇA o PARECER.

GOVERNO faz troca x troca De membros para vencer

E a sustentação ode TEMER Começa mesmo a tremer. 

 

11.07 

 

TABALHADOR via sofrer Com a nova LEGISLAÇÃO Aprovada no SENADO Hoje em uma votação Que o GOVERNO triturou Com votos a OPOSIÇÃO. 

 

12.07 

 

Saiu a CONDENAÇÃO De LULA ex-presidente. Fica a ESQUERDA raivosa Fica a DIREITA contente Para o DEM ele CULPADO Para o PT é INOCENTE. 

 

13.07 

 

GEDDEL recebe PRESENTE Volta pra sua BAHIA Na COMISSÃO DE JSUTIÇA Pra TEMER foi um bom dia Com a vitória da tese Que a DENÚNICA ERA VAZIA.

 

14.07 

 

RODRIGO MAIA anuncia Que decisão no PLENÁRIO. Será no mês de agosto Dia dois do calendário Toda OPOSIÇÃO torcendo Por piora no CENÁRIO.

 

15.07 

 

O ESTADO PERDULÁRIO Segue a velha CAMINHADA VOTO em troca de EMENDA IDEOLOGIA comprada E a POPULAÇÃO pagando A GASTANÇA exagerada.


 

16.07

Após a PAUTA zerada Férias para os DEPUTADOS. Quinze dias para TEMER Reagrupar ALIADOS.

Para tirar o seu nome

Do rol dos DENUNCIADOS.

 

17.07

CONCHAVOS serão fechados Nestes dias de RECESSO.

E o BRASIL segue o ritmo

Sem ORDEM e sem PROGRESSO.

E o PRESIDENTE dizendo:

Não me meto no CONGRESSO.

18.07

O GOVERNO submerso No mar de CORUPÇÃO.

O CUNHA perde mais uma Permanece na PRISÃO.

E TEMER tenta SUBIR

Na QUEDA DA INFLAÇÃO.

 

19.07

Através de DELAÇÃO Denúncia VALÉRIO faz. O teor desta DENÚNCIA Muita preocupação traz.

PF acusa LOBOÃO, JUCÁ, RENAN e CEDRAZ.

 

20.07

MORO a LULA não dar PAZ E sua CONTA bloqueia. 

Pra LULA a chapa está quente, Pra LULA a coisa está feia.  

LULA se ver PRSIDENTE MORO lhe ver na CADEIA. 

 

21.07 

MAIA assume a ALDEIA TEMER vai à ARGENTINA. 

O GOVERNO aumento IMPOSTO Do DIESEL e da GASOLINA. 

É o AJUSTE FISCAL Com sua CARNIFICINA. 

 

22.07 

O cobertor da PROPINA Sobre a NAÇÃO se estende. Sobre aumento de IMPOSTO TEMER diz: “O POVO ENTENDE” Para assumir a CULTURA SÉRGIO SÁ, convite atende.

 

23.07 

Ex discípulo de Allende 

O MARCO AURÉLIO GARCIA

Que com gesto ‘TOC-TOC” Foi flagrado certo dia Morreu sendo coerente Com a sua IDEOLOGIA.


 

24.07

Com o PLANO que anuncia De DEMISSÃO VOLUNTÁRIA

GOVERNO tenta acertar

A questão ORCAMENTÁRIA E reduzir o valor

Da conta deficitária.

25.07

Reunião ordinária

O COPOM, colegiado Reduz a TAXA SELIC Como previa o MERCADO Segue a AGIOTAGEM Bancada pelo ESTADO.

26.07

LULA avisa ao MAGISTRADO Da JUSTIÇA FEDERAL

Que prefere se ouvido No método PRESENCIAL

Não quer videoconferência No formato VIRTUAL.

 

27.07

Seguindo o ritmo normal Sem embargo, sem manobra Operação LAVA JATO

Na ação chamada COBRA Prende ALDEMIR BENDINE

E eu pergunto: Alguém sobra.

 

28.07 

Não há dinheiro pra obra Nem PROGRAMAS SOCIAIS 

Alguns IMPOSTOS subiram E outros subirão mais 

É muito caro “COMPRAR” DEPUTADOS FEDERAIS.

 

29.07 

Muitos gemidos e ais São ouvidos na FAVELAS. A CRISE entre PODERES: 

Intermináveis NOVELAS. Para o POVO e a NAÇÃO Sobrarão todas MAZELAS.

 

30.07 

Para o PAÍS as SEQUELAS Para os POLÍICOS as PROPINAS.Mercado de CONCESSÕES Não passa de JOCATINAS O consórcio devolveu O VIRACORPOS em CAMPINAS.

 

31.07 

Chega a doer na RETINAS O que passa em nossa frente. JOGO SUJO pra blindar Nosso “NOBRE” presidente. Uma NAÇÃO comandada Por mais de um DELINQUENTE.

 

01.08

Chega a ser deprimente

O que chega ao nosso ouvido As teses apresentadas

Em defesa de BANDIDO

São desprovidas de LÓGICA Desprovidas de SENTIDO.

02.08

Nosso CONGRESSO VENDIDO

Nossa NAÇÃO saqueada

A CÃMARA nos dar um COMBO: De PIZZA com MARMELADA

E a DENÚNCIA contra TEMER Na sessão foi ARQUIVADA.

03.08

LAVA JATO na estrada Com toda desenvoltura. Alcança o governo PAES E a GANG da PREFEITURA

Do RIO onde a SEGURANÇA É uma CARICATURA.

 

04.08

Como uma FACA que fura Órgãos vitais da NAÇÃO. Segue a nossa política

Com GANANCIA E TRAIÇÃO

Abastecida com o DUTO Largo da CORRUPÇÃO.

 

05.08 

 

De volta ao meu SERTÃO Onde gente boa há. 

Esqueço RIO e BRASÍLIA Com as mazelas de lá. 

Para curtir os encantos Da POESIA de cá.

 

 

06.08 

 

Festa de JABITACÁ 

Com PARENTES e AMIGOS

Aonde todas as casas Funcionam como abrigos E onde não se separa 

ABASTADOS de MENDIGOS. 

 

07.08

Aqui estão os JAZIGOS Do meu PAI e minhas TIAS Aqui na PRIMEIRA IDADE 

Eu passei alegres dias Com a mente despoluída De SONHOS e UTOPIAS.

 

08.08 

Na terra onde as CANTORIAS São as de “PÉ-DE-PAREDE”. 

Onde o RIO PAJEÚ

As vezes abranda a SEDE Em SÃO JOSÉ DO EGITO 

Hoje armo minha REDE.


 

09.08

Com o seu estilo ADREDE Segue o “GESTICULADOR”.

Diz que JANOT o persegue E acusa o PROCURADOR Pede seu AFASTAMENTO A FACHIN o relator.

10.08

GOVERNO causa pavor Com as MEDIDAS AMARGA

Na contramão das ideias

De LULA, JANGO e VARGAS. E a POLÍCIA FEDERAL

Combate roubo de CARGAS.

11.08

Caminha em passadas largas A “REFORMA ELEITORAL”.

GOVERNO discute o rombo Do ORÇAMENTO ANUAL

Mas não assume o FRACASSO Da tal POLÍTICA FISCAL.

 

12.08

Ex GOVERNADOR SINVAL BARBOSA, do MATO GROSSO.

Mostra da CORRUPÇÃO. Pele, carne, sangue e osso E joga os COMPANHEIROS Dentro da lama do fosso.

 

13.08

O NAZISMO é um colosso Para horda DIREITISTA Na VIRGÍNIA, americanos

 

De grupo SUPREMASISTA Apresentam para o mundo Um “NOVO” grupo NAZISTA.

 

14.08

 

O CENTRÃO entrega a LISTA Com reivindicações: EMANDAS PARLAMENTARES,

 

CARGOS com indicações. Para “apoiar” o GOVERNO Em futuras VOTAÇÕES.

 

15.08 

Cresceu em vinte BILHÕES O rombo do ORÇAMENTO. Salário de servidor 

Sofrerá CONGELAMENTO. E o FUNDO ELEITORAL 

Avança no PARLAMENTO. 

 

16.08 

A FEDERAL é tormento Para CORUPTO e DOLEIRO. Joga o ROBSON FARIA 

Bem em cima do braseiro. Tem quatro ações deflagradas Pelo solo brasileiro.


 

17.08.

LULA inicia o ROTEIRO A partir de SALVADOR. E na sua CAMINHADA Ruma para o INTERIOR. Ataque em BARCELONA, Nova cena de TERROR.

18.08

Nova INVERSÃO de VALOR

O BRASIL começa a ver.

O GILMAR manda SOLTAR

O BRETAS manda PRENDER. VACCAREZZA na CADEIA

Logo ao amanhecer.

19.08

O cego do PODER

Quem tem mais PODER desata GILMAR solta novamente

O LÉLIS e o BARATA. ARRUDA e AGNELO

Descem na mesma CASCATA.

 

20.08

Age de forma INSENSATA TEMER, no PRESIDENTE.

Ao receber na MORADA Em hora inconveniente Político investigado, Empresário delinquente.

 

21.08 

 

RIO DE JANEIRO sente

A falta de SEGURANÇA. No MORRO e no ASFALTO 

A BALA perdida alcança TURISTA, APOSENTADO, 

O ESTUDANTE, a CRIANÇA. 

22.08 

Não é tempo BONANÇA Para o JUCÁ do SENADO NA OPERAÇÃO zelotes Ele foi denunciado 

Resto do SETOR ELÉTRICO Deve ser PRIVATIZADO.

 

23.08 

FUNARO, acordo fechado VACCAREZZA vai pra CASA LAVA JATO joga COLLOR 

E BENDINE sobre BRASA 

E grande ECLIPSE SOLAR No país sede da NASA.

 

24.08 

Pra não entra no SERASA O GOVERNO INADIMPLENTE Propõe a VENDA DE ATIVOS Sem estudo coerente 

É a CERTIFICAÇÃO Do ESTADO INCOMPETENTE.


 

25.08

SARNEY, o EX PRESIDENTE

É também DENUNCIADO Levou junto GARIBALDI,

O grande SÉRGIO MACHADO RAUPP, RENAN e JUCÁ.

Pense num SEXTETO honrado.

 

26.08

TASSO foi efetivado, Paz no PSDB.

LULA segue a caminhada Com a turma do PT.

Um novo indexador Mata a TJLP.

27.08

A tal da TLP Aparece no cenário

Como mais uma maldade Do GOVERNO perdulário Muito boa pra BANQUEIRO E ruim para o EMPRESÁRIO.

 

28.08

Quando o sistema BANCÁRIO Esmaga a PRODUÇÃO.

A AGIOTAGEM fica

Com a “PARTE DO LEÃO”

E o POVO se alimenta Com os farelos do PÃO.

 

29.08 

 

O açude CASTELÃO Na terra alencarina 

Expõe o triste RETRATO D’uma SECA NORDESTINA E o PRESIDENTE vende O nosso país na CHINA.

 

30.08 

 

NO local onde o KATRINA Provocou ALAGAMENTOS Passa outro FURÇÃO Causando DESABAMENTOS Na destruição gerada Na força extrema dos VENTOS.

 

31.08 

 

No BRASIL nossos tormentos Crescem na mais alta ESCALA Com os DIREITOS cassados 

A POPULAÇÃO se cala E os POLÍTICOS continuam Jogando a ÉTICA na VALA.

 

01.09 

 

O TRABALHOR que RALA Pelo ESTADO é extorquido Em PORTUGAL e na CHINA Nosso PAÍS é VENDIDO Na terra da IMPUNIDADE JUSTIÇA não faz sentido.


 

02.09

O nosso BRASIL falido Não escapa da ARAPUCA Em que fomos colocados Pela POLÍTICA MALUCA

MAIA assume o PLANALTO Na CAMARA assume FUFUCA.

03.09

JANOT mira na NUCA De POLÍTICOS infratores

Na lista tem PRESIDENTE, DEPUTADOS e SANADORES.

E ainda sobram FLEXAS

Para alguns GOVERNADORES.

04.09

A chapa da DELATORES Começar a esquentar

Se os BATISTAS esconderam O que deviam mostrar

O procurador JANOT Decide investigar.

 

05.09

Que tinha algo a pagar Junto a PROCURADORIA

Vibra com os fatos novos Porém JANOT anuncia: Que a PROVAS coletadas Não perdem a SERVENTIA.

 

06.09 

 

Em Salvador na Bahia Fortuna é encontrada Dizem que GEDDEL VIEIRA É o DONO de BOLADA 

CARMEM LÚCIA fica brava Ao ver a ‘CORTE” ATACADA.

 

 

07.09 

 

Mesmo com a LINGUA travada PALOCCI entrega PARCEIROS Fala em “PACTO DE SANGUE”

Denuncia COMPANHEIROS FUX sugere a PAPUDA 

Para os irmãos AÇOUGUEIROS.

 

08.09 

Nos seus dias derradeiros Frente a PROCURADORIA Cúpula de “grandes” PARTIDOS Doutor JANOT DENUNCIA GEDDEL novamente PRESO Na capital da BAHIA.

 

09.09  

Nosso PAÍS presencia 

A uma completa ausência De HONESTIDADE, ÉTICA De ZELO e COERÊNCIA. 

Tem pouco a comemorar 

Na pseuda INDEPENDÊNCIA.

 

10.09 

PAPA da não violência Na terra COLOMBIANA. Um TERREMOTO devasta A costa sul MEXICANA 

E o IRMA causa pânico Na pátria AMERICANA. 

 

11.09 

JOESLEY está em CANA Junto com seu DIRETOR E AMIGO RICARDO SAUD 

Que foi interlocutor

Na GRAVAÇÃO desastrosa Que esqueceu no GRAVADOR.

 

12.09

JANOT, o PROCURADOR

Perto do fim do REINADO. Está limpando as gavetas É FLEXA para todo lado Pedido de SUSPEIÇÃO

No SUPREMO foi pautado.

 

13.09

LULA foi INTERROGADO

E se fez de COITADINHO. Preso WESLEY BATISTA, Preso ANTHONY GAROTINHO

E livre da SUSPEIÇÃO JANOT segue seu CAMINHO.

 

14.09 

 

FORTALECIDO e “SOZINHO”, 

JANOT desce a MADEIRA. Juntou ALVES, TEMER, LOURES, PADILHA, GEDELL, MOREIRA, CUNHA, JOESLEY e SAMUD 

Na DENÚNICA derradeira.

 

 

15.09 

 

Também “DESCEU A LADEIRA”, BLAGIO, MINSITRO DE ESTADO. 

 

Pelo ex GOVERNADOR SILVAL foi DENUNCCIADO. E o AP do “REI DA SOJA”

 

Foi na ação VASCULHADO.

 

16.09 

 

TEMER, bastante IRRITADO Jogou as cartas na mesa: Quer VITÓRIA no PLENÁRIO 

Quer toda BASE coesa.

 

E os VÍCIOS das DELAÇÕES Como LINHA de DEFESA.

 

17.09 

 

Com a luz vermelha acesa Avisando: NÃO SEGUIR. Nosso DONO DO PODER Continuam a delinquir, Corromper, ser corrompido Negar seus crimes e mentir.


 

18.09

JANOT preferiu não ir Para posse de RAQUEL.

Para não sentar-se à MESA Com MAIA, EUNÍCIO E MICHEL

E ver amigos de ALVES,

De CUNHA, LOURES E GEDDEL.

 

19.09

O avião vira hotel

Para TEMER e ALIADOS.

Ele apresenta na ONU Seus ricos palavreados

Sofre o MÉXICO e o CARIBE Com ABALOS e TORNADOS.

20.09

A CÂMARA DOS DEPUTADOS

Enterra o “DISTRITÃO”.

CRIA CLÁUSULA DE BARREIRA Acaba COLIGAÇÃO.

E SÉRGIO CABRAL recebe Mais uma CONDENAÇÃO.

 

21.09

O SUPREMO diz um NÃO Para RECURSO impetrado Pela DEFESA de TEMER

Pedido pra ser SUSTADO PROCESSO que por JENOT Foi ele DENUNCIADO.

 

22.09 

 

TEMER perde ADVOGADO Mas, faz PRONUNCIAMENTO  Dizendo que a DENÚNCIA Tem ZERO de cabimento  E GILMAR manter WESLEY Na condição de DETENTO.

 

23.09  

 

Na ROCINHA: Enfrentamento E CERCO POLICIAL. 

Nem mesmo ROCK IN RIO Trouxe paz à CAPITAL  

É o OCEANO do BEM Refém do RIO do MAL. 

 

24.09  

 

Em processo ELEITORAL ANGELA MERKEL é REELEITA Dois terços do eleitorado Sua proposta rejeita E a ALEMANHA se assusta Com a “EXTREMA DIREITA”.

 

25.09  

 

SÉRGIO MORO não aceita Que CUNHA saia do frio. Para ficar em BRASÍLIA Onde o clima é mais sadio Para quem se acostumou Com o calorão do RIO.

 

26.09 

 

Em julgamento tardio AÉCIO foi afastado.

E o “FUNDO ELEITORAL”

Foi criado no SENADO.

Lida a DENÚNCIA de TEMER Em PLENÁRIO esvaziado.

27.09

TEMER é NOTIFICADO

Sobre as ACUSAÇÕES. CEMIG esquartejada Com as PRIVATIZAÇÕES

E o “PRETÓLEO” que foi nosso Hoje é das CONCESSÕES.

28.09

Poucas finalizações No jogo do Mineirão. Com 5 a 4 nos pênaltis

O CRUZEIRO e CAMPEÃO.

DIEGO perde a cobrança E sito enterra o MENGÃO.

 

29.09

Cessou a OCUPAÇÃO Na favela da ROCINHA

A APROVAÇÃO de TEMER Chega no “FINAL DA LINHA”

Foi reduzido à TRÊS

Os CINCO pontos que tinha.

 

30.09 

Pretende abrir a BOQUINHA O ex DEPUTADO CUNHA.  

Para RAQUEL que falar Pra JANOT não se dispunha MADRI não quer referendo Na autônoma CATALUNHA.

 

01.10 

Se um maluco arma empunha O efeito é devastador. 

Um idoso em LAS VEGAS 

Se transforma em MATADOR. 

Ao fazer de um show ‘COUNTRY” Triste filme de terror.

 

02.10 

BONIFÁCIO é o RELATOR Pelo PACHECO escolhido. Agrada a “turma” de TEMER Desagrada seu PARTIDO Muitos no P.S.D.BQuerem ver TEMER punido.

 

03.10 

RAQUEL envia pedido Para o foro competente 

Pede ao MINISTRO BAROSO Para ouvir o PRESIDENTE Sobre o DECRETO dos PORTOS Que “ajudou” muita gente.


 

04.10

Com um texto CONTUNDENE TEMER expõe sua FÚRIA. Afirma que a DENÚNICA

É um pacote de INJÚRIA

E que as supostas PROVAS Chegaram de forma ESPÚRIA.

05.10

Na região da PENÚRIA Semiárido nordestino JANAÚBA está sofrendo Com ação de um assassino Que incendiou a CRECHE Com extremo DESATINO.

06.10

Que DEUS, no palco DIVINO Receba HELEY ABREU.

Ao lutar com o INCENDIÁRIO Toda queimada morreu

Mas salvou muitas CRIANÇAS Por força do gesto seu.

 

07.10

RUTH ESCOBAR faleceu A cortina foi fechada.

REFORMA ELEITORAL foi

Por TEMER sancionada

E a CLÁUSULA DE BARREIRA

Foi novamente criada.

 

08.10 

A VIRGEM IMACULADA Nossa MÃE DE NAZARÉPelas ruas de BELÉM Expõe a força da FÉ  Na chegada ao SANTUÁRIO E na saída da SÉ.

 

09.10 

O governo TEMER é O algoz dessas lambanças: Faltam remédios de idosos Faltam creches das crianças Para os recém-formados Faltam quaisquer esperanças.

 

10.10 

CCJ das BONANÇAS, Dos RELATÓRIO COMPRADOS Isenta o PRESIDENTE Dos CRIMES DENUNCIADOS A PF e o MP É que foram CONDENADOS.

 

11.10 

Nossos DOUTOS MAGISTRADOS Do SUPREMO FEDERAL Decidem que os membros Do CONGRESSO NACIONAL Sobre PENAS RESTRITIVAS Têm a PALAVRA FINAL.



12.10

Para nos livrar do MAL

A MÃE que JESUS nos deu Hoje em APARECIDA Comemora o JUBILEU TREZENTOS ANOS da data Que no rio APARECEU.

 

13.10

Com o prazo que CONCEDEU Para LULA apresentar Originais dos RECIBOS MORO espera encontrar Provas que as copias juntadas Têm algo de IRRREGULAR.

14.10

O ACORDO NUCLEAR

Com o país do ISLÃ. Pela decisão de TRUMP Pode não ter amanhã.

Os outros SIGNATÁRIOS Mantém apoio ao IRÃ.

 

15.10

Quem não possui mente sã Tem o pensamento insano. Novo ataque terrorista

No continente africano. Em SHABAB na SOMÁLIA

Um ataque desumano. 

 

16.10 

 

Em ato no VATICANO O PAPA CANANIZOU 

ANDRÉ e os COMPANHEIROS Que a INTOLERÂNCIA matou. LÚCIO, irmão de GEDDEL Outra vez se enrolou.

 

17.10 

 

SENADO recolocou AÉCIO em sua cadeira. Ali o “espírito de corpo” Retomou a dianteira Tudo debaixo dos panos 

Na forma bem BRASILEIRA.

 

18.10 

 

TEMER, PADILHA E MOREIRA 

Venceram na COMISSÃO. Relatório “BONIFÁCIO” Recebeu aprovação. Breve no PLENÁRIO, o trio Recebe absolvição.

 

19.10 

 

Sofre o AFEGANSITÃO Com onda de ATENTADOS. TRIBUNAIS SUPERIORES 

 

Seguem soltando ACUSADOS. No modelo “OS QUE TÊM POSSE NÃO SERÃO INCOMODADOS. ”


 

20.10

AÇÕES em vários ESTADOS Contra a PEDOFILIA. MINSITÉRIO DE TRABALHO

Por pressão da BURGUESIA Acaba TRABALHO ESCRAVO

Por meio de “PORTARIA”.

21.10

Ato de SELVAGERIA

Na capital do ESTADO,

De GOIÁS, onde um ALUNO Entrou na ESCOLA armado. CABRAL, ex Governador Novamente CONDENADO.

22.10

Definido o RESULTADO Da eleição ARGENTINA Mesmo perdendo no todo

Ganha o SENADO, CRISTINA.

C.S.A. campeão

Série “C” é nordestina.

 

23.10

Privilégio na rotina

Do presídio ESTADUAL

Fez com que MARCELO BRETAS Transfira SÉRGIO CABRAL

A pedido do MP

Para prisão FEDERAL.

 

24.10 

Solto o POLICIAL Acusado de MATAR ESPANHOLA na ROCINHA Por seu carro não parar Durante uma ABORDAGEM Da POLÍCIA MILITAR.

 

25.10 

A CÂMARA manda ARQUIVAR De TEMER outro PROCESSO. E o GOVERNO que se diz

 

Gestor da “ORDEM E PROGRESSO”

Nos DIREITOS SOCIAIS 

É um grande RETROCESSO.

26.10

TEMER vibrou com o SUCESSO Obtido no PLENÁRIO.

Após a INERNAÇÃO

Por um problema URINÁRIO HENRIQUE ALVES e seu GRUPO

Voltam ao NOTICIÁRIO.

27.10

“Barraco” JUDICIÁRIO Luiz Barroso e GILMAR

Presidente CARMÉM LÚCIA Não conseguiu ABAFAR

A lógica COLEGIADA Perdendo pra SINGULAR.


 

28.10

Derrubada a LIMINAR

Houve o LEILÃO do PRÉ SAL O BRASIL perdeu de novo.

Quem venceu? O CAPITAL. O COPOM baixou os juros Parabéns BANCO CENTRAL.

29.10

De volta ao HOSPITAL PRESIDENTE é operado. Em função do clima seco Muito incêndio no cerrado,

CHAPADA DOS VEADEIROS

Local mais sacrificado.

 

30.10

MAIA, o “nobre” DEPUTADO.

Manipulável e FIEL Comemora ao ALFORRIA Que concedeu a MICHEL. Com seus PARES na ITÁLIA, PORTUGAL e ISRAEL.

 

31.10

FUNARO, CUNHA E GEDDEL,

Voltam ao NOTICIÁRIO. Depoimento em BRASÍLIA Com teor INCENDIÁRIO.

A “REFORMA” de LUTERO Chega ao QUINTO CENTENÁRIO.


 

01.11

Um ataque TEMERÁRIO A um grupo de TURISTA

Que estava em NOVA IORQUE Em um passeio ciclista

Ficou confirmado como Um ATAQUE TERRORISTA.

 

02.11

GILMAR MENDES, o SOCORRISTA De ESTRUPADOR e BANDIDO,

Anula os ATOS que

CABRAL tinha TRANSFERIDO E o ex GOVERNADOR

No RIO fica DETIDO.

 

03.11

Por se sentir AGREDITO O GOVERNADOR PEZÃO

Quer que TORQUATO JARDIM

Apresente a RELAÇÃO

Dos MILITARES CORRUPTOS

Conforme INVESTIGAÇÃO.

 

04.11

Após receber SANÇÃO De TEMER, sem alarido. MP blindou MOREIRA

Que agora está PROTEGIDO. FORO PRIVILEGIADO

Agora é “prego batido”.


 

05.11

O TEMA hoje ESCOLHIDO No ENEM pra REDAÇÃO

Tratou da causa dos SURDOS E da sua FORMAÇÃO.

É o ESTADO que EXCLUI,

Falando em INCLUSÃO.

 

06.11

O REI MOR da TRAIÇÃO

O nosso príncipe FERNANDO Pede que os TUCANOS DEIXEM Todos os CARGOS “voando” Desagrada ao PRESIDENTE

E todos que estão MAMANDO.

 

07.11

O CUNHA segue negando Os CRIMES que é ACUSADO

Firma: “Não recebi

GRANA pra ficar CALADO”. E sobre fatos narrados

Diz que não está lembrado.

 

08.11

A troca de um DELEGADO Da POLÍCIA FEDERAL,

Mesmo sendo um DIRETOR Seria um fato normal,

Mas, SARNEY sendo PADRINHO Começa cheirando mal.


 

09.11

Desta vez SÉRGIO CABRAL Depôs bem mais comportado. WESLEY na CPI

Preferiu ficar CALADO Durante a viagem a CHINA TRUMP se faz MODERADO.

 

10.11

Senador TASSO afastado Do cargo de PRESIDENTE

ALBERTO GOLDMA assume, Senta na “BATATA QUENTE”.

AÉCIO acirra a briga Com o grupo dissidente.

11.11

Passa a ser texto vigente

A REFORMA TRABALHISTA

Poderes são retirados Da ala SINDICALSITA Perde o TRABALHADOR, Ganha o CAPITALSITA.

 

12.11

A onda SEPARATISTA

Da região CATALÃ

Com o pleito de dezembro Pode não ter amanhã Grande terremoto abala

O IRAQUE e o IRÃ.


 

13.11

Nem BAGDÁ, nem TEERÃ

Tiveram demolições

Na fronteira entre os países Várias edificações Sofreram com os ABALOS

Sentidos em outras NAÇÕES.

 

14.11

Da grife dos CAMPEÕES Um para COPA não vai.

A ITÁLIA empata em casa E para SUÉCIA cai

Do MINISTÉRIO de TEMER BRUNO ARAÚJO sai.

15.11

Para PICIANI pai, CONDUÇÃO COERCITIVA.

Que leva o filho FELIPE Com ele na “COMITIVA” E JACOB BARATA FILHO

Ganha PRISÃO PREVENTIVA.

 

16.11

A MEDIDA RESTRITIVA

Para o ex-governador

O “nobre” ANDRÉ PUCCINELLI

E o seu filho “ESCRITOR”

Caiu com um HABEAS CORPUS De um DESEMBARGADOR.


 

17.11

Foi tirado um DITADOR

No CONTINENTE AFRICANO. O MUGABE de ZIMBÁBUE

Não é mais o SOBERANO E o CORINGÃO comemora SEGUNDO TÍTULO no ano.

18.11

ALERJ implementa PLANO Que livra a cara do TRIO De DEPUTADOS detidos Pelo TJ do RIO

É o monstro da IMPUNIDADE Mostrando o rosto SOMBRIO.

19.11

Acabou o desafio E subiram para “A”

Do Sul INTERNACIONAL

Junto com o PARANÁ Do Sudeste o AMÉRICA Do Nordeste o CEARÁ.

 

20.11

A PF agora está

Com um novo DIRETOR SEGOVIA promete agir Com toda força e vigor

E dar sequência ao trabalho Feito pelo antecessor.


 

21.11

Nova cena de TERROR Durante um ORAÇÃO Uma MESQUITA em MUBI,

NIGÉRIA, sofre explosão Segundo turno no CHILE Decidirá ELEIÇÃO.

 

22.11

De volta para PRISÃO

A trinca de DEPUTADOS ROSINHA E GAROTINHO

Também foram alcançados Em nome da governança Ministros serão trocados.

23.11

Para acalmar ALIADOS De novo TEMER cedeu.

O CENTRÃO tem MINISTÉRIO

Que pode chamar “de meu” PMDB enquadra

Senadora KÁTIA ABREU.

 

24.11

TERROR reapareceu Na fronteira do EGITO

Na PENÍNSULA DE SINAI

Com tradição em conflito Do interior da MESQUITA Ecoou mais de um grito.


 

25.11

O GOVERNO segue o rito De tumulto a calmaria.

TEMER volta ao HOSPITAL Fez uma ANGIOPLASTIA.

É o CORAÇÃO cobrando A pressão do dia-dia.

 

26.11

RAUL CASTRO, quem diria, Chama o POVO a votação. Em BALI, na INDONÉSIA

O AGUNG, seu VULÇÃO.

Entre em atividade

E assusta a população.

 

27.11

Para trazer UNIÃO

Ao reino do TUCANATO. ALCKMIM aceita ser Donatário do mandato Pensando na ELEIÇÃO, Pensando ser CANDIDATO.

 

28.11

Após diálogo sensato O governador paulista

Convenceu TASSO e PERILO A deixarem livre a pista.

Em CPI, o silencio

Dos empresários BATISTA.


 

29.11

Vibra a torcida gremista Com 2 a 1 no placar.

O tri da LIBERTADORES

Todos vão comemorar. O PAPA visita a ÁSIA;

BANGLADESH e MIANMAR.

 

30.11

Após partida exemplar

O FLAMENGO segue em frente Vence o JÚNIOR BARRANQUILHA

Time aguerrido e valente MAIA diz que faltam VOTOS E enfraquece o PRESIDENTE.

01.12

TITE se mostrou CONTENTE Com o grupo que RECEBEU. Com a SUIÇA e a SÉRVIA

Do continente EUROPEU E ainda a COSTA RICA, Cujo futebol CRESCEU.

 

02.12

ELEIÇÃO não resolveu

Grise política em HONDURAS. GILMAR MENDES reedita ALVARÁS e travessuras.

No ÁLBUM de ALIADOS,

De TEMER, faltam figuras.


 

03.12

Depois de partidas duras Mais dois times despencaram CORITIBA e AVAÍ

Junto aos outros se somaram Com PONTA PRETA e ATLÉTICO

GOIANIENSE dançaram.

 

04.12

Os “líderes” que aceitaram Convites para o JANTAR

Que TEMER e RODRIGO MAIA

Fizeram questão de dar Ouviram novos pedido Para a REFORMA aprovar.

05.12

Se a REFORMA não passar Avisa o MINSITRO HENRIQUE:

“O TESOURO não suporta,

O MERCADO tem “CHILIQUE”

RAQUE DODGE mostra garras A quem pratica trambique.

 

06.12

No RIO cai um CACIQUE, O ROGÉRIO da ROCINHA.

Conhecido um, cinco, sete. Um bandido que detinha

A marca de crueldade

Com quem cruza sua linha.


 

07.12

De PINA a MUSTARDINHA AFOGADOS, IMBERIBEIRA, BARRO, CURADO, TORRÕES, BOA VIAGEM, MANGUEIRA

Todos unidos na

Na festa da PADROEIRA.

 

08.12

No MORRO a VERDADEIRA À VIRGEM DA CONCEIÇÃO.

A VENEZA BRASILEIRA

Expõe sua DEVOÇÃO Em um ato de AMOR,

De CARINHO e ORAÇÃO.

 

09.12

No mundo apreensão Por causa de ISRAEL. JERUSALÉM capital Diz Trump, amigo fiel

Sobre o tema o mundo segue Igual TORRE DE BABEL.

 

10.12

A morte no seu papel Tudo acaba, tudo leva. Levou a atriz TUDOR, A nossa estrela EVA. A luz clara do TEATRO

Teve seu dia de TREVA.


 

11.12

O GOVERNO o tom eleva E cobra de ALIADOS

Dizendo: “Quero e REFORMA E espero RESULTADOS,

É hora de receber

Todos os VOTOS comprados”.

 

12.12

Pedido são dedicados Para MÃE do REDENTOR.

SENHORA DE GUADALUPE,

Retribui com seu AMOR Padroeira das AMÉRICAS A ELA todo louvor.

13.12

O nosso grande cantor, LUIZ, nasceu neste dia. Dedicado a SANTA OTÍLIA Também SANTA LUZIA.

Que a nossa visão de FÉ Jamais contenha miopia.

 

14.12

A sonhada maioria Constitucional não há. MAIA do Rio de Janeiro E EUNÍCIO do Ceará.

Adiaram a votação Expondo o líder JUCÁ.


 

15.12

O governo “Toma lá,

Mas quero um voto aqui”. Colocou CARLOS MARUN No lugar de IMBASSAY.

Depois que CARLOS enquadrou JANOT em CPI.

16.12

A FREI GALVÃO eu pedi FÉ e PAZ em minha VIDA. E depois no SANTUÁRIO Dedicado a APARECIDA Fui agradecer as GRAÇAS

Da nossa MÃE CONCEBIDA.

 

17.12

O GRÊMIO perde partida Para o time do REAL.

É o vice-campeão

Do certame MUNDIAL. No CHILE a direita vence Eleição nacional.

 

18.12

Espetáculo genial

Do SOLIE “AMALUNA”

Passeio na ILHA GRANDE Com a família em escuna É a ARTE e a NATUREZA

Formando um COLUNA.


 

19.12

E no recesso a lacuna Entre os grupos se alarga Classe política descansa

O “POVO” carrega a CARGA. Quem não come quer o OSSO Quem come o OSSO não LARGA.

 

20.12

Pode descer na descarga Da maneira vexatória

A pretensão do GOVERNO Em uma atitude inglória De congelar os salários Por MEDIDA PROVISÓRIA.

21.12

Defesa obtém vitória GILMAR solta GAROTINHO

MALUF é preso em Brasília

GLEISI HOFFMANN “a narizinho” É hostilizada em voo

Esperneia e faz “biquinho”.

 

22.12

Barreira em nosso caminho Em função de um protesto. Membros do MST

Através de manifesto, Bloqueiam a rodovia Sendo radicais no gesto.


 

23.12

Se o ESTADO fosse honesto Não havia tanto insulto.

Nem tanto questionamento Na edição do INDULTO, Publicado na NATAL

Seguindo o JURISCONSULTO.

 

24.12

A criança e o adulto Quando não bem assistido, Envereda para o CRIME, Segue a vida de BANDIDO, E para os puritanos INDULTO não faz sentido.

 

25.12

Dando ao lar o COLORIDO Que embeleza a FAMÍLIA. ORAÇÃO ocupa o LAR

E a vira mobília.

O NATAL e transformado Numa salutar VIGILIA.

 

26.12

Mesmo em recesso em BRASÍLIA Assiste à grande novela,

Dessa crise DIPLOMATA BRASIL e VENEZUELA.

O regime de MADURO Gerando nova sequela.


 

27.12º crime do A PGR apela

Contra o INDULTO assinado. BAROSO solta o HENRIQUE PIZZOLATO condenado,

No crime do MENSALÃO, DA ITÁLIA deportado.

28.12.

Por LIMINAR foi sustado, O INDULTO de NATAL.

Decisão da plantonista Do SUPREMO FEDERAL

CARMEM atende RAQUEL, PROCURADORA GERAL.

29.12

Fez crônica policial De novela fez roteiro.

Nasceu no MARANHÃO Morreu no RIO DE JANEIRO. Deixou-nos o jornalista

E escritor LOUZEIRO.

 

30.12

Na cidade JUAZEIRO,

Do PADRE CÍCERO ROMÃO.

Aniversário de PAULO, Da minha esposa o irmão E interno numa clinica De reabilitação.


 

31.12

Fui a mais de uma NAÇÃO. Fiz roteiro MARIANO. Festejei SESSENA ANOS Em solo paraibano,

Venci problemas diversos Escrevi crônicas e versos No decorrer deste ANO.


DA FOICE AO FACE - 01

                                                           DA FOICE AO FACE   O título desta publicação é um elo que liga o instrumento util...